Implanta programa voltado ao fortalecimento familiar em Petrolina

Os petrolinenses contarão com mais uma iniciativa para contribuir com fortalecimento dos vínculos familiares. É que a Prefeitura de Petrolina está implantando no município o programa ‘Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz’, que é voltado para gestantes e crianças de 0 a 6 anos, instaladas nas comunidades de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A ação promove o desenvolvimento integral na primeira infância.

O programa prioriza gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

A prefeitura já deu início às atividades de capacitação da equipe. Nesta quinta-feira (30), o grupo composto por 30 educadoras sociais e a coordenação do programa participaram de uma formação no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Durante o encontro, foram apresentadas as diretrizes do programa e pontuadas questões indispensáveis para o desenvolvimento do Criança Feliz em Petrolina.

A Diretora de Proteção Básica e coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Jéssica Richelle Secchi, fala sobre o andamento das atividades. “As supervisoras já estão trabalhando com o mapeamento das famílias e a partir desse momento, a prefeitura já estará deslocando as educadoras sociais para os CRAS para que elas possam desenvolver as ações junto à comunidade e partir daí abranger o território fazendo as visitas domiciliares”, disse.

 Atividades intersetoriais – As ações estão sendo planejadas pela coordenação do programa junto ao comitê gestor, que é composto por representação de todas as secretarias do município. O objetivo é realizar visitas domiciliares e possibilitar que esse público tenha acesso a políticas públicas para primeira infância no município, promovendo o desenvolvimento humano, acompanhando o crescimento integral do indivíduo. Apoiando as gestantes e famílias na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, estimulando o exercício da parentalidade.

Fechado para comentários

Veja também

Três influenciadoras digitais são presas por divulgar uso de ‘vapes’ com óleo de maconha

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal iniciaram n…