II Mutirão de Microcefalia é realizado com sucesso pela UPAE/IMIP de Petrolina

Com o objetivo ampliar a assistência às crianças com síndrome congênita do Zica (SCZ/microcefalia) foi realizado, nesta sexta-feira (13), o II Mutirão de Microcefalia promovido pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A iniciativa tem 
 
Foram oferecidos exames radiológicos e consultas diagnósticas com o ortopedista Epitácio Leite, do Recife. O profissional é referência em ortopedia pediátrica no país e é o responsável pelas cirurgias ortopédicas que estão sendo realizadas neste público. O médico também realiza a infusão de toxina botulínica para tratar a rigidez muscular das crianças com a doença.
 
O mutirão abrangeu toda a IV Macrorregião de Saúde. “Acreditamos que esse acompanhamento ortopédico pode, inclusive, fornecer os instrumentos necessários para que essas crianças possam conseguir andar ou desenvolver melhor os seus movimentos. Conseguimos ampliar o mutirão para as crianças com síndromes raras e isso nos deixou muito felizes”, ressaltou a apoiadora das unidades de saúde estaduais em Petrolina, Teresa Silva.
 
Os pais não mediram esforços para garantir a avaliação. Maria da Paz de Souza Pereira, por exemplo, veio de Ouricuri com Emanoel Heitor de Souza, de 1 ano e 5 meses, para a sua primeira consulta com um ortopedista. “Já faço o acompanhamento dele no município, mas não poderia perder essa oportunidade de passar com ele em um dos melhores médicos do Brasil”, confessou.
O sentimento de conquista foi compartilhado pelas mães presentes, que aproveitaram para trocar experiências. “São momentos importantes, que nos fortalecem e renovam as nossas esperanças. Por meu filho vou até o fim do mundo e faço o que for preciso”, revelou Maria de Socorro Pereira, que é mãe do Rafael da Silva, de 2 anos e 8 meses –  primeiro paciente de microcefelia acompanhado pela UPAE.
 
A Unidade de Petrolina foi escolhida para sediar o evento por oferecer o espaço mais adequado às crianças e seus acompanhantes. Além disso, a UPAE já realizou um mutirão em 2016 e é a principal referência em reabilitação e estimulação precoce de crianças com microcefalia no sertão do estado. “Acho que o presente é todo nosso de poder realizar um evento tão importante bem no mês do nosso aniversário. O sentimento é de gratidão pela confiança e de compromisso com a população que precisa dos nossos serviços”, destaca a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
 
Ao total, 33 crianças foram atendidas e todas saíram com os encaminhamentos necessários, inclusive com indicação de cirurgia e consultas marcadas com neuropediatras, entre outros especialistas. “O saldo foi muito positivo”, avaliou Dr. Epitácio ao final do mutirão.
Fechado para comentários

Veja também

Lula pode cumprir agenda em Arcoverde (PE) na próxima semana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá cumprir agenda em Pernam…