Hospital Universitário de Petrolina (PE) recebe validação do Lacen para realizar diagnósticos da Covid-19

0

O Hospital Universitário montou o primeiro laboratório para processamento de exames de biologia molecular da região do Vale do São Francisco. A unidade se dedicará à análise de amostras de pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. O objetivo é dar maior agilidade ao diagnóstico da doença.

Representantes do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) visitaram o laboratório na última quinta-feira (20) para atestar as condições de infraestrutura, equipamentos e a capacidade técnica da equipe que será responsável pelos diagnósticos. O relatório foi positivo e, a partir do dia 31 de agosto, a unidade poderá dar início às atividades.

As amostras serão encaminhadas pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). A equipe processará, inicialmente, 40 exames de R-PCR por dia. “Além desta parte assistencial, que beneficia diretamente a população, o laboratório irá contribuir na área de ensino, pois estudantes de mestrado e pós-doutorado da Univasf estão tendo a oportunidade de trabalhar diretamente no diagnóstico e assim sairão aptos e com um grande conhecimento para realizar diagnóstico molecular de doenças infecciosas; o que, na nossa região, esse tipo de profissional é raro”, comentou a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU, Carine Rosa Naue.

Segundo o superintendente, Prof. Itamar Santos, a implementação do laboratório de biologia molecular para pesquisa RT-PCR do Covid-19 só foi possível graças à parceria entre a Univasf e a Rede Ebserh responsável pela gestão do HU-Univasf. “A pandemia chegou em nossa região no final de março, início de abril. Desde então, havia a possibilidade de implementação deste serviço laboratorial, mas diversos entraves acabaram dificultando a sua inauguração. Quando unimos as forças para poder suplantar dificuldades logísticas e burocráticas, conseguimos viabilizar o restante de equipamentos, materiais e insumos para o funcionamento do laboratório. Contamos também com o apoio do Ministério da Saúde na disponibilidade de Kits de diagnóstico através de termo de cooperação com o LACEN”, comentou o gestor.

De acordo com o Gerente de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Marcos Duarte, a inauguração desse laboratório reforça a importância do trinômio Ensino, Pesquisa e Assistência; tão importante no ambiente universitário e apoiado pelo nosso Hospital de Ensino. O funcionamento desse laboratório contará com a participação dos professores da Univasf, Anderson Armstrong, Rodrigo Feliciano e Matheus Matiuzzi, e alunos de pós-graduação que desenvolverão um trabalho de fundamental importância para a execução dos testes e emissão dos laudos com resultados. “O material coletado fornecerá um banco de dados que poderá ser utilizado para pesquisas futuras. Entender melhor o comportamento deste vírus em nossa região é imprescindível para adotarmos medidas eficazes na sua prevenção e tratamento”, explicou o gerente.

O Prof. Dr. Marcos, ainda destacou que, atualmente, está sendo executado o Projeto do Laboratório de Pesquisa Clínica do HU-UNIVASF que será um dos mais modernos de nossa região, com equipamentos de última geração. O equipamento público será empregado no ensino e desenvolvimento de pesquisas. Uma concepção similar de funcionamento à desenvolvida para laboratório biomolecular, sendo disponibilizado para os profissionais do HU, Professores e alunos da UNIVASF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Eleições 2020: Envio de propaganda eleitoral por WhatsApp terá restrições e casos podem gerar multa

A regulação de campanha eleitoral na internet também permite o envio de propagandas por ap…