Hospital Universitário de Petrolina bate novo recorde de cirurgias realizadas e alerta população sobre violência no trânsito

Foram realizados no Hospital Universitário de Petrolina 505 procedimentos durante o mês de setembro, viabilizados através de de equipes multiprofissionais, operacionalização de cinco salas de cirurgia e emprego de equipamentos de ponta como Microscópio Neurocirúrgico, Laser Endovenoso e Arco Cirúrgico, entre outros.

Através desses procedimentos, vidas foram salvas, pacientes reabilitados e doenças foram tratadas propiciando mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas. Além disso, os residentes e internos do Hospital Universitário tiveram a oportunidade de qualificar ainda mais sua formação assistencial aprendendo com os preceptores durante o acompanhamento ou participação nos procedimentos.

Porém, há também um lado bastante preocupante no incremento cirúrgico histórico registrado pela unidade hospitalar.

Com aumento expressivo na quantidade de pacientes operados, e consequente maior número de altas, era esperada uma queda considerável na taxa de ocupação hospitalar. Porém, isso não aconteceu. O HU continua com a média de taxa ocupação acima dos 100%. Como a maioria das cirurgias realizadas pelo hospital tem o objetivo de tratar traumas de vítimas de acidentes de trânsito, a persistência no alto índice de ocupação de leitos é um forte indício que a população está cada vez menos engajada na prevenção de acidentes.

Conforme alerta Dra. Kátia Regina, Gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf, “apesar de estarmos muito felizes com a conquista desse marco, mais de 500 cirurgias em único mês, ficamos também apreensivos, pois sabemos que o número de procedimentos para tratamento de traumas automobilísticos teve um grande peso para esse resultado. Isso pode estar associado diretamente a um trânsito violento e à falta de consciência da população quanto à necessidade de um comportamento preventivo”; alertou a gestora.

Desde o início do ano, o HU-Univasf atendeu 5.294 vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 4001 pessoas estiveram envolvidos em acidentes com motocicleta, representando 75% do total vítimas registradas. Além disso, é importante frisar que cerca de 58% dos acidentes ocorrem somente no final de semana, estando associados à ingestão de álcool, condução em velocidade acima do permitido, entre outras infrações. Esses números ajudam a mostrar que, apesar da necessidade de aumento da eficiência do Sistema Único de Saúde, a melhoria da saúde pública depende também de uma maior conscientização populacional quanto à importância de um trânsito seguro.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: Homem é preso em flagrante por enviar caixa de cerveja contendo maços de dinheiro ao secretário da Fazenda 

Um homem foi preso em flagrante por oferecer suborno ao secretário da Fazenda de Pernambuc…