Em comemoração ao Dia do Enfermeiro (12 de maio), o Hospital Universitário (HU-Univasf) está promovendo a II Semana de Enfermagem com o tema “Cuidando da Vida”. A programação conta com uma série de atividades de integração e capacitação dos profissionais da área. Até amanhã ocorrerão palestras, dinâmicas, encontros e discussões de assuntos em torno do tema escolhido.
A palestra de abertura, intitulada “A interfase da humanização nos serviços do HU-Univasf”, ocorreu nesta quarta-feira (11), no auditório do hospital e foi ministrada pela Assistente Social e Chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Emanuela Spínola. A palestrante explicou sobre a importância da recuperação de valores humanos, e das boas relações de trabalho: “A humanização não é algo isolado no mundo do trabalho, é algo que perpassa o nosso cotidiano enquanto pessoas. Acho uma temática extremamente relevante, em se tratando da enfermagem, e isso não só para o mundo do trabalho, mas para a vida.”, afirmou.
Para a Chefe da Divisão de Enfermagem do HU-Univasf, Vanicleide Nunes, departamento responsável pela organização do evento, o tema foi escolhido pela importância que a questão da humanização tem dentro do atendimento de saúde. “Entendemos que precisamos trabalhar a humanização. Queremos sensibilizar os profissionais de enfermagem em torno dessa temática e promover melhorias no atendimento. ”, disse.
Hoje, aconteceu uma oficina sobre Segurança do Paciente, com o professor e colaborador do Ministério da Saúde e do Hospital de Bom Sucesso do estado do Rio de Janeiro, Victor Grabois, que tratará de linhas de cuidado, segurança do paciente e diretrizes assistenciais.
Confira a programação:
Sexta-feira (13)
09h-11h- Mesa Redonda – Gestão de Leitos
A importância da regulação dentro da organização dos sistemas de saúde – Giselle Karine – Chefe da Unidade de regulação
Local: Auditório HU-Univasf