Hospital Universitário apresenta Plano Diretor Estratégico para o biênio 2017/2018 e aponta metas os próximos dois anos

traumas

Com a presença do Vice-Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, Prof.º Télio Nobre Leite, da consultora do Hospital Sírio Libanês, Ana Carolina Sandrini e de vários membros da governança hospitalar, foi apresentado o Plano Diretor Estratégico (PDE – Biênio 2017-2018 do Hospital Universitário de Petrolina). O documento tem por objetivo estabelecer as ações, investimentos e decisões estratégicas a serem adotados durante o referido período.

A apresentação ocorreu no prédio de colegiados da Univasf e foi feita pelo Chefe da Unidade de Planejamento do HU-Univasf, professor Thiago Magalhães Amaral, que explicou todo percurso metodológico de elaboração do plano. O trabalho foi vivenciado durante todo o ano de 2016 e envolveu várias etapas. Inicialmente foi feita uma avaliação institucional, seguida de diagnóstico das limitações e potencialidades do hospital. A partir daí, foram concebidas soluções a serem adotadas para superação das dificuldades, melhoria e ampliação do atendimento. Durante sua fala, o Chefe de planejamento frisou a importância da execução plena de todas as vinte e três ações estratégicas contempladas no plano. Segundo ele, desta forma o hospital poderá se tornar referência em atenção à saúde de forma sustentável; alcançando assim, sua visão institucional.

O vice-reitor da Univasf parabenizou toda a equipe hospitalar pela conclusão do projeto. Além disso, destacou positivamente a atuação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH na viabilização da ferramenta de gestão estratégica. A EBSERH, através de contratualização junto ao Hospital Sírio Libanês, proporcionou a capacitação dos hospitais universitários para construção de planos diretores como o que foi desenvolvido pela unidade.

Demonstrando satisfação com o resultado obtido, Ana Carolina Sandrini congratulou a governança do hospital: “Este PDE está bastante robusto e bem elaborado. O mesmo foi resultado de um trabalho minucioso que contemplou oito visitas da equipe do Sírio Libanês ao HU, além de cursos ministrados a membros da equipe gestora do hospital. Todos estão de parabéns, no entanto, agora é necessário investir energia e conhecimento para implementação efetiva do plano”.

Por último, o superintende do hospital universitário, Ronald Mendes, felicitou a equipe e os facilitadores. O gestor agradeceu também o apoio dispensado pela Univasf e EBSERH na concretização do projeto. “É importante lembrar também que muitas ações previstas no PDE já estão em andamento. O que mostra o comprometimento da equipe em melhorar os serviços de atenção à saúde, em todos os aspectos. Este documento é histórico e de grande importância, uma vez que contempla ações, metas, indicadores e ferramentas de avaliação e correção de distorções a serem executados durante os próximos dois anos. Com iniciativas assim, buscamos garantir uma prestação de serviço cada vez melhor para a população”.

Fechado para comentários

Veja também

Problema da escassez de água da Vila12 é tema de debate durante reunião em Petrolina (PE)

Na tarde desta segunda-feira (13) o presidente da Central Única dos Bairros, Pedro Caldas …