Hospital Neurocárdio se pronuncia sobre morte de estudante da Facape

neurocardio

Depois da Secretaria Municipal de Saúde revelar a causa da morte de Lucas de Souza Santos, 26 anos, aluno da Facape em Petrolina, o Hospital Neurocárdio, unidade que recebeu o paciente enviou nota ao Blog revelando detalhes sobre como o aluno de Gestão da Tecnologia da Informação se sentiu até chegar a falecer.

A nota descreve ainda que a bactéria encontrada no jovem, existe em 10% de pessoas sadias, mas pode em alguns casos penetrar no sangue e apresentar um quadro grave, como foi o caso do estudante. Acompanhe:

Os resultados dos exames divulgados pela secretaria de saúde no ultimo dia 22, identificando a presença da bactéria Neisseria Meningitides em paciente internado neste nosocômio, adéqua-se com a clinica verificada no paciente sugerindo o acometimento da doença Meningococcemia, afastando a hipótese de H1N1.

Isto porque o paciente chegou com história de febre, dor abdominal e náuseas, sem mais alterações, e chegou a este serviço de saúde lúcido e orientado, sendo internado e iniciado as assistências devidas com realização de exames laboratoriais, Raio X de tórax, coleta para cultura de sangue, urina, e secreção orofaríngea. Nos exames de sangue foi constatado leucopenia com linfocitose, o paciente se manteve todo o tempo lúcido e sem cefaléia, e após 06 horas de observação, abriu um quadro de falência hemodinâmica, com queda de pressão arterial e cianose das extremidades, necessitando imediata entubação orotraqueal e medicações específicas para falência cardio-respiratória, porém sem sucesso as devidas reanimações. O paciente evoluiu para óbito em menos de 24 horas dos sintomas supra citados. Em vista do quadro fulminante e pelos primeiros resultados dos exames, somado a história, levantou-se a hipótese de Choque séptico com Miocardite fulminante, (Choque Cardiogênico). Com o resultado do exame auxiliar de diagnóstico divulgado pelo LACEN indicando a presença da bactéria Neisseria Meningitides, é possível fechar o diagnóstico da doença Meningococcemia.

A bactéria Neisseria Meningitides existe em 10% de pessoas sadias, entretanto, pode em alguns casos penetrar na corrente sanguínea e apresentar um quadro grave e fatal como foi o caso do nosso paciente. O período de incubação desta doença é de 08 dias. Como não há registros de outros pacientes com sintomas parecidos sugere-se que não houve contágios.

A COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇAO DE INFECÇÃO HOSPITALAR – CCIH do Hospital logo após o óbito realizou a profilaxia nas pessoas e nos locais em que o paciente circulou, e a orientação do Serviço de Epidemiologia do Estado, foi realizar profilaxia nas pessoas que cuidaram dos pacientes nesse período. Qualquer dúvida orientamos a procurar o serviço de Vigilância Epdimiológica da Prefeitura de Petrolina.

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇAO DE INFECÇÃO HOSPITALAR – CCIH. 

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina vence o Sergipe no jogo deste sábado 

O Petrolina venceu a partida contra o Sergipe (1 a 0) neste sábado (18), no estádio Batist…