Guilherme Coelho comemora isenção do ICMS para produtores de uva no Vale do São Francisco

Com o anúncio da isenção do ICMS para as uvas embaladas em Pernambuco, nesta quarta-feira (7), o presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, celebra a conquista para categoria. Desde que foi anunciada a cobrança do tributo, o presidente uniu forças com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, para pleitear, junto ao Governo do Estado, pela revogação do decreto.

Há duas semanas, Guilherme Coelho e Jailson Lira participaram de uma reunião com o representante da Secretaria de Fazenda do Governo do Estado em Petrolina, André Alexei Lyra, para reivindicar a isenção do ICMS. “Uma vez que o Conselho de Política Tributária da Secretaria da Fazenda autoriza a isenção do tributo para frutas, não há sentido na cobrança. A embalagem da uva não a caracteriza como um produto industrializado”, explicou o presidente da Abrafrutas.

A partir desta reunião, foi viabilizado um encontro do presidente da Abrafrutas com o secretário executivo da Secretaria da Fazenda, Anderson Freire, que ocorreu na última terça-feira (6), em Recife. Já na quarta-feira (7), o Governo do Estado sinalizou positivamente ao pleito. “É uma grande vitória para a categoria. Agradeço a sensibilidade do governador Paulo Câmara, que entendeu a importância da isenção para a competitividade das nossas frutas no mercado, visto que, em outros estados como a Bahia, o imposto não é cobrado”, comemorou Guilherme Coelho. O decreto será publicado em breve no Diário Oficial do Governo do Estado.

Fechado para comentários

Veja também

Dez pessoas morrem após helicópteros colidirem no ar na Malásia

Dez pessoas morreram depois que dois helicópteros colidiram no ar, na Malásia, nesta terça…