Grupo bloqueia parte da BR-407 para pedir vazão ecológica para rio afetado por seca

Um grupo bloqueia um trecho da BR-407 em protesto contra a seca do rio Itapicuru-Açu, nesta terça-feira (28), no norte da Bahia. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), desde as 8h, cerca de cem manifestantes, muitos deles agricultores, ocupam os dois sentidos da via, na altura do Km 167, na cidade de Ponto Novo. Por volta das 15h, o protesto permanecia no local.

Ainda segundo a PRF, a manifestação provoca retenção na rodovia, no entanto, não há informações da extensão do congestionamento. O grupo que participa do protesto é formado por moradores de cidades como Queimadas, Itiúba e Ponto Novo, todas no norte do estado.

Com a manifestação, o grupo pretende chamar atenção das autoridades para o problema da seca no Rio Itapicuru-Açu. Segundo eles, alguns pontos da lagoa secaram totalmente, o que provocou a morte de animais como tartarugas.
Os manifestantes pedem a vazão ecológica da barragem de Filadélfia que abastecia o rio, mas foi interrompida há sete meses. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) explicou aos moradores que interrompeu a vazão porque a barragem também está praticamente seca.

O problema da seca na região pode piorar, já que a previsão de chuva forte para o norte do estado é só nos meses de novembro e dezembro. (G1-BA).

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura alerta para suspensão da coleta de lixo no feriado de Sexta-feira da Paixão em Petrolina (PE)

Seguindo o cronograma anual de atividades da coleta de lixo domiciliar, nessa sexta-feira …