Governo vai dar prosseguimento ao processo de privatização da Eletrobras, diz novo ministro de Minas e Energia

O novo ministro de Minas e Energia, o almirante Bento Albuquerque Júnior, afirmou nesta quarta-feira (2) que dará prosseguimento ao processo de capitalização da Eletrobras. O processo, iniciado durante o governo do ex-presidente Michel Temer, previa a privatização da estatal através da emissão de ações.

Após a emissão de papéis, a União ficaria com menos de 50% das ações da estatal e não teria mais o controle da empresa. O projeto que permitiria a operação, no entanto, não foi aprovado pelo Congresso Nacional.

“Ainda no setor elétrico, sempre se levando em consideração o interesse público, se dará prosseguimento ao processo em curso de capitalização da Eletobras”, disse Bento Albuquerque.

O novo ministro de Minas e Energia assumiu o cargo nesta quarta-feira, em uma cerimônia que contou com a presença do ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Ao discursar, Moreira Franco afirmou que a presença de Maia era uma garantia de que o novo ministro teria um ambiente parlamentar mais tranquilo para a votação de projetos do setor.

À frente do Ministério de Minas e Energia, Moreira Franco não conseguiu aprovar o projeto de lei para privatização da Eletrobras e teve que vender as distribuidoras da estatal sem a votação do projeto que facilitaria a venda.

Bento Albuquerque Júnior foi diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, quando esteve à frente do Programa Nuclear da Marinha. Ele tem pós-graduação em Ciências Políticas e MBA em gestão pública e em gestão internacional.

Equipe
O novo ministro publicou nesta quarta-feira no “Diário Oficial da União” a nomeação de Marisete Pereira para o cargo de secretária-executiva do ministério. Marisete ocupava o cargo de chefe da assessoria econômica da pasta.(G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Incertezas sobre a Sputnik V desagradam secretário da Saúde de Pernambuco

Quando parecia que a novela envolvendo a compra da vacina contra a Covid-19 Sputnik V, des…