Governo de Pernambuco vai fazer “busca ativa” para evitar evasão escolar por Edenevaldo Alves Postado em 14 de abril de 2024 Estudantes da rede pública com tendência ao abandono da escola estão na mira do Governo de Pernambuco. O Decreto número 56.372, publicado no Diário Oficial do Estadoo institui a “Busca Ativa Escolar. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, é uma estratégia que define os parâmetros a serem adotados para identificar e acompanhar estudantes que podem decidir pela evasão escolar ou que ou podem ser afastados da vida escolar regular. O decreto aponta alguns parâmetros para essa busca. Será levada em conta, por exemplo, a frequência irregular, que é a “situação em que o estudante matriculado não comparece forma regular e contínua, apresentando reiteradas faltas”. Outro parâmetro é a evasão escolar, “situação em que o estudante se afasta da escola, sem solicitação de transferência, durante o ano letivo e não retorna no ano seguinte”. O decreto fala também em abandono escolar. Essa é a “situação em que o estudante matriculado deixa de frequentar a unidade educacional durante o ano letivo, mas retorna no ano seguinte”. Metas Segundo o decreto, a Busca Ativa Escolar pretende “prevenir e enfrentar a evasão e o abandono escolar, de modo a contribuir para a permanência do estudante na escola”. Outro objetivo é monitorar a frequência dos estudantes, “buscando desvendar as razões das ausências, reinserir o estudante na unidade educacional e evitar a reincidência ao abandono”. O governo também aponta a necessidade de acompanhar os resultados das avaliações bimestrais, considerando o baixo desempenho como fator relevante para a evasão e o abandono escolar. Além disso, o Estado argumenta que é preciso “fortalecer a integração das unidades educacionais junto aos agentes componentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”. O governo aborda, ainda, a importância de incentivar e apoiar os municípios para adesão e implementação da Busca Ativa Escolar. Além disso, está na mira do Estado a ideia de ampliar o vínculo escola-família e escola-comunidade e “potencializar o desempenho escolar dos estudantes”; A norna institui a proposta de identificação na comunidade escolar de pessoas que não tenham concluído a escolarização básica, estimulando-as ao ingresso ou à retomada dos estudos na educação de jovens e adultos. Outra meta é assegurar aos sujeitos e estudantes do campo, quilombolas, indígenas, ciganos e ribeirinhos, o direito a uma educação específi ca e de qualidade, por meio de práticas e pedagogias que possibilitem a superação dos desafios de acesso, permanência e sucesso da vida escolar. Estratégias Segundo o decreto, caberá à Secretaria de Educação e Esportes a elaboração de diretrizes e ações estratégicas para implementação da Busca Ativa Escolar. A pasta ficará também responsável pela coordenação, monitoramento e avaliação. A Educação poderá contar com apoio das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas;, além de municípios e “outros atores que possam contribuir para a superação do abandono e da evasão escolar” Como será Nas unidades educacionais, o Gestor Escolar, preferencialmente, ficará responsável pela coordenação das ações e mobilização de servidores e agentes no intuito de identificar, prevenir e resgatar os estudantes com tendência à evasão ou abandono escolar, de acordo com as orientações da Secretaria de Educação e Esportes. A Busca Ativa Escolar será executada por meio das seguintes ações: visitas domiciliares; contatos telefônicos; reuniões com as famílias; sensibilização e campanhas nas comunidades escolares estaduais e municipais; Oferta de bolsas para monitorias, interlocução com os movimentos sociais do campo e da cidade parceria com agentes que integram a Rede Protetiva da Criança e do Adolescente; Busca de informações junto aos órgãos públicos