Governador Paulo Câmara presta homenagem ao ex-BBB ‘Gil do Vigor’ por defender a Educação

O governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), José Gilberto Nogueira Júnior, o Gil do Vigor, como ficou conhecido em todo o País após participar da 21ª edição do Big Brother Brasil. Ex-aluno da Rede Estadual de ensino de Pernambuco, Gil estudou na Escola Nestor Gomes de Moura (Jaboatão dos Guararapes) e na Escola Luiz Delgado (Recife), onde cursou, de 2008 a 2010, o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Acompanhado da sua mãe, dona Jacira, ele contou um pouco da sua trajetória educacional e destacou a importância da escola em tempo integral na vida dos jovens pernambucanos. Paulo Câmara homenageou o economista com uma placa, como forma de reconhecimento pela defesa da educação pública de qualidade. No último sábado, Gil recebeu uma homenagem da prefeitura do Paulista, cidade onde morava com sua família. Ele foi agraciado com a mais alta honraria do município e o título de cidadão paulistense.

“É muita honra receber esse pernambucano que fez tão bonito no BBB. Gil contou um pouco da sua trajetória, que hoje o Brasil já conhece, mas que tem um foco muito grande na educação pública. Ele teve um apoio importante, que nos relatou aqui, da Facepe. Enquanto o Brasil diminuiu o número de bolsas, Pernambuco, mesmo com toda a crise, manteve a ajuda a muitos mestrandos e doutorandos. Isso faz a diferença no futuro que a gente quer para o nosso Estado”, afirmou Paulo Câmara.

Durante o encontro, Gil do Vigor ressaltou como a educação o fez chegar tão longe e, agora, o fará ir literalmente ainda mais longe. Em setembro, ele segue para a cidade de Davis, na Califórnia (EUA), onde fará pós-doutorado em economia na University of California. Ele é graduado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também faz doutorado desde 2019. “No doutorado, consegui a bolsa da Facepe estadual que, de fato, é um órgão de fomento extremamente importante. Quando a gente possibilita que os jovens do Brasil consigam ter acesso à boa educação, eles conseguem entender que têm um futuro”, destacou.

Embora as escolas em tempo integral ainda não fizessem parte da rede estadual de ensino em Pernambuco quando Gil era estudante, ele reconhece a importância da modalidade, por gerar mais conhecimento para o aluno, deixando-o mais preparado para o futuro. “O investimento de manter o aluno o dia inteiro na escola, gerando mais conhecimento, já preparando para o vestibular, faz toda diferença. Além de protegê-lo, faz com que ele consiga, de fato, ter mais conhecimento”, avaliou.

Fechado para comentários

Veja também

Mais um crime: Jovem de 24 anos é executado a tiros no bairro São Joaquim em Petrolina (PE)

O número de homicídios em Petrolina (PE) têm crescido no mês de abril. Um jovem de 24 anos…