O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) voltou a cobrar, durante discurso na Câmara dos Deputados, maior agilidade para que o Projeto de Lei 6569/13, de sua autoria, que interliga o rio Tocantins com o rio São Francisco vire realidade.
“Quero fazer um apelo para que a gente não paralise esse nosso projeto de trazer água do rio Tocantins para o rio São Francisco. A presidente Dilma deve ir dia 11 a Cabrobó entregar mais uma parte da transposição do rio, isso é um projeto de 10 bilhões e a gente precisa de mais ou menos dois bilhões para trazer essa água de Tocantins para o São Francisco”, falou.
Gonzaga Patriota ainda disse que não podemos esperar outra crise hídrica para podermos discutir sobre o seu projeto.
“A gente vê a crise que atinge o Brasil e eu passei o final de semana todo em Petrolina andando por Afrânio, Santa Maria e Lagoa Grande e graças a Deus, praticamente, lá ainda não existe crise, porque nós conseguimos em conjunto que os flutuantes das adutoras fossem para o centro do Lago de Sobradinho que quase que seca e, com isso, não faltou água nas plantações do submédio do São Francisco e a gente ainda conseguiu vender essas frutas em dólar. Não vamos esperar outra crise hídrica para voltar a discutir o projeto de interligação das bacias do Tocantins com o São Francisco”, avaliou.