Golpes na internet prometem liberação imediata do auxílio emergencial

Um golpe veiculado nas redes sociais tem usado o auxílio emergencial do Governo Federal como pano de fundo para roubar dados através de sites maliciosos. Os links, compartilhados através do WhatsApp e do Facebook, prometem o desbloqueio imediato do benefício para pessoas que apresentaram pendências no cadastro e coletam dados pessoais das vítimas.

O golpe começa com uma mensagem que informa que a pessoa pode desbloquear o auxílio emergencial imediatamente. Para isso, as vítimas são levadas a um site que solicita informações pessoais como nome, data de nascimento, CPF e informações relacionadas à conta bancária da vítima. De acordo com a Polícia Federal (PF), os golpistas podem, com os dados fornecidos, clonar o WhatsApp das vítimas e, em alguns casos, abrir contas correntes em bancos virtuais para conseguir acesso a cartões de crédito e cheque especial.

Com os dados, os criminosos também podem abrir empresas fantasmas, fazer compras pela internet ou instalar programas maliciosos nos celulares e computadores para ter acesso aos dados e arquivos contidos no dispositivo. Para passar uma imagem de credibilidade, os golpistas usam as logomarcas do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal.

Caso a vítima forneça os dados, o site informa que uma mensagem (SMS) será enviada com a confirmação da liberação em até cinco minutos. A vítima também é incentivada também a compartilhar o link malicioso com outros contatos do WhatsApp.

De acordo com a Polícia Federal, somente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev podem fazer a avaliação, aprovação e desbloqueio dos cadastros das pessoas que tem direito ao benefício. Ainda segundo a PF, o link começou a circular na semana passada e foi retirado do ar; entretanto, os usuários das redes sociais devem ficar atentos à golpes semelhantes, já que programas de auxílio financeiro por parte do governo, FGTS, 13º salário, PIS, costumam ser utilizados como isca para os golpes. (Folha PE).

Fechado para comentários

Veja também

Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo (31)

O governo federal autorizou um reajuste de até 4,5% nos preços dos medicamentos para este …