Golpe promete melhorar pontuação em cadastro de bom pagador

A Receita Federal alerta para uma nova modalidade de golpe aplicado em nome da Instituição. Criminosos enviam às vítimas uma carta por meio da qual se exige pagamento de um suposto Imposto Verificador de Score Concretizado.

A correspondência indica que o contribuinte estaria com uma pendência em seu CPF e que, para regularizar a situação, precisaria quitar o tal imposto, que, na verdade, não existe.

Segundo a Receita, a mensagem atinge principalmente pessoas interessadas em aumentar a pontuação em “cadastros de bons pagadores”.

Na tentativa de dar ilusão de veracidade ao documento, os golpistas utilizam indevidamente o logotipo da Receita Federal e o nome de um auditor-fiscal, cuja assinatura é falsificada.

A Receita Federal informa que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. O recolhimento de tributos é feito via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

O órgão acrescenta ainda que os golpistas cometem erros de português e informações incorretas que possibilitam identificar que trata-se de uma armação.

Em caso de dúvidas, os contribuintes que forem vítimas deste golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou enviar denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Economia, pela internet, no site https://www.fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor.

Os criminosos podem responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade, podendo ser acionados ainda pelos danos causados à imagem da Instituição e do próprio servidor indevidamente envolvido. (R7).

Fechado para comentários

Veja também

Mais de 5 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto de Petrolina (PE) durante a Semana Santa

Seja para visitar a família, amigos ou conhecer novos lugares, milhões de brasileiros apro…