Golpe da OLX faz em média cinco vítimas por semana em Petrolina (PE)

A polícia civil de Petrolina (PE) alerta sobre um golpe praticado através do OLX na cidade. Em média, cinco pessoas por semana são enganadas.

No golpe, um estelionatário visualiza um anúncio de determinado veículo, criando e divulgando outro anúncio com as mesmas características, porém com um preço inferior. Quando a vítima entra em contato com o estelionatário este entra em contato com o anunciante verdadeiro e passa a intermediar uma negociação, combinando, inclusive, o encontro entre o anunciante e o comprador para analisar o veículo.

No entanto, o estelionatário comunica a cada um que não falem de valores, informando para o comprador que o veículo está com um valor inferior em decorrência de uma dívida (ou algum outro negócio) entre ele e o vendedor. Para o vendedor, informa que conseguiu um valor melhor (ou que possui algum outro negócio com o comprador).

Na maioria das vezes, pede para um ou outro, dizer que é seu parente. Por fim, o estelionatário passa uma conta para o comprador realizar um transferência, informando que em seguida o vendedor entregará o recibo e o veículo, que para o comprador, o estelionatário afirma que irá transferir o valor quando receber do comprador. As vezes, o estelionatário apresenta um TED falso, quando na verdade é um comprovante de depósito inexistente, que devido o contato pessoal com o vendedor e com o veículo, o comprador acaba caindo no golpe.

O golpe é praticado por agentes de outros estados, geralmente sul e sudeste, e, apesar das identificações e medidas cabíveis adotadas pela polícia judiciária, é imprescindível que todos tenham conhecimento dessa prática e evitem cair no golpe.

Medidas que podem ser tomadas na hora de negociar um veículo:

1 – JAMAIS transfira valores para contas de terceiro. MESMO QUE O DONO LHE FALE QUE É PARA TRANSFERIR.

2- SOMENTE realize transferência para conta de terceiro se a informação estiver em contrato assinado pelas partes, pois assim ninguém poderá alegar que foi enganado.

3- Procure identificar se existe anúncios com as mesmas características do veículo interessado na mesma região.

4- Verifique se, em anúncios parecidos, há fotos idênticas em ambos. Se encontrar, verifique se trata do mesmo anunciante.

5 – Fique atento a fotos de veículos em paisagens diferentes ou desconhecidas da região anunciada.

6- Por fim, se combinar em ver algum veículo, seja Franco e pergunte ao vendedor se há algum intermediário no negócio.

Caso identifique possível golpe, procure a polícia com os dados passados pelo estelionatário (telefone, conta, etc).

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Após denuncia do vereador Ronaldo Silva sobre Guardas Civis trabalharem desarmados, Prefeitura emite nota

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA A Secretaria Municipal de Segurança Públ…