Garimpo em Sento Sé, na Bahia, tem dois acidentes e três feridos no mesmo dia

Um garimpeiro de 44 anos ficou ferido após a explosão de uma dinamite na jazida de ametistas na Serra da Quixaba, em Sento Sé, norte da Bahia. O caso ocorreu na tarde da última sexta-feira (7). Esse é o segundo acidente registrado no garimpo no mesmo dia. No primeiro, dois trabalhadores ficaram feridos. As informações são da Polícia Civil.

O garimpeiro ferido no último acidente corre o risco de perder os dedos de uma das mãos. Ele foi levado para o Hospital Municipal de Sento Sé e depois transferido para o Hospital Universitário de Petrolina, onde permanece internado.

Outro caso

Também na sexta-feira, dois garimpeiros se feriram após um um equipamento usado na exploração do local apresentar um defeito. Os dois foram para o Hospital Municipal de Sento Sé. Um deles foi transferido para uma unidade de saúde em Petrolina, onde passou por uma cirurgia na perna e permanece internado. O estado de saúde dele é estável. O outro ferido já teve alta.

Na próxima semana representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) vão voltar a Sento Sé para dar andamento na regularização do garimpo na cidade e impedir.

A jazida de ametistas foi descoberta em abril deste ano. Ela fica localizada na Serra da Quixaba, a cerca de 54 km do centro de Sento Sé. O local não possui infraestrutura, mas isso não preocupa os garimpeiros de todo o país, que lotaram os hotéis e pousadas do município, para tentar achar ametistas no local. O valor do aluguel de imóveis passou de R$ 400 para R$ 1.500, em média.

Desde a descoberta, quase oito mil pessoas chegaram à cidade, para a exploração da mina. Com isso, novos garimpos foram abertos na região. Alguns deles, em áreas urbanas, por pessoas em busca de outros tipos de minerais, como pedras semipreciosas.

Com a procura, os cerca de dois mil moradores da cidade estão preocupados, porque as escavações já se aproximam das residências do povoado. É possível ver buracos sendo cavados a menos de 400 metros de casas. (G1-BA).

Fechado para comentários

Veja também

Prefeito Simão Durando acompanha mais de mil alunos de escolas públicas em torneio internacional de beach tennis em Petrolina (PE)

Além de projetar Petrolina no cenário internacional dos esportes, a parceria da prefeitura…