Foliões são orientados sobre redução do risco de transmissão do HIV em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina avalia de forma positiva as atividades de atenção à saúde desenvolvidas durante o Carnaval da cidade, que encerrou nesta terça-feira (25). Foram priorizados durante os quatro dias do evento a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a distribuição de preservativos masculinos e femininos pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e as fiscalizações no comércio de alimentos por parte da Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

O SAMU registrou poucos atendimentos durante a folia e todas as ocorrências foram consideradas simples, como embriaguez e desmaios, por exemplo. Foram distribuídos cerca de 80 mil preservativos, além de gel lubrificante. As equipes ainda fizeram um trabalho de conscientização, estimulando o folião a fazer uso consciente da camisinha como método eficaz para a redução do risco de transmissão do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de evitar a gravidez. Também com foco na saúde dos foliões, os inspetores sanitários percorreram todos os polos e verificaram as condições dos alimentos oferecidos pelos ambulantes. Os cerca de 120 comerciantes seguiram à risca todas as recomendações feitas durante a capacitação ministrada pelos fiscais municipais.

“Garantimos ao folião a assistência necessária durante todo o evento, sem deixar de prestar assistência ao cidadão que estava em casa e precisou de atendimento. Os números são bastante positivos e só reforçam que os investimentos não são apenas na estrutura de shows e segurança, uma parte importante dessa manifestação cultural são as equipes que cuidam da saúde e bem-estar de todos”, destaca a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Fechado para comentários

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025; entenda

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, Páscoa e…