“Foi uma temeridade afirmar que a Univasf vai fechar em setembro”, disparam professores após declaração de reitor

Um grupo de professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), formado por Jorge Cavalcanti (Engenharia de Computação), Ferdinando Carvalho (Educação Física), Valdner Ramos (Administração) e Deranor Oliveira (Administração) foram ao programa Edenevaldo Alves da Petrolina FM na última segunda-feira 27/05, para externar preocupação com a recente declaração dada pelo reitor Julianeli Tolentino, que a “Univasf fecharia as portas em Setembro de 2019”.

Todos os professores foram unânimes em defender que a universidade seja pública, gratuita, inclusiva e de qualidade e afirmaram categoricamente serem contra qualquer tipo de corte ou contingenciamento.No entanto, o Prof. Jorge Cavalcanti reafirmou na ocasião que, embora a universidade passe por dificuldades financeiras e orçamentárias, porém em nenhum momento esses problemas foram expostos internamente na UNIVASF, para que a comunidade acadêmica pudesse ter uma ideia da dimensão dessas dificuldades. Também não tinham sido apresentadas, até o momento, alternativas para atenuar o efeito dos cortes.

O Prof. Ferdinando Carvalho cobrou a transparência e a apresentação com os dados das contas no ambiente interno da universidade para que possam encontrar uma solução e realmente entender como está a saúde financeira da UNIVASF.

Para o Prof. Valdner Ramos, essas medidas possivelmente se concretizarão com as demissões de terceirizados e cortes nos restaurantes universitários sem nenhuma discussão sobre esses pontos. Além disso, a Univasf não tem um plano adequado para enfrentar esses momentos adversos.

Por fim, Prof. Deranor destacou a importância de buscar dentro da universidade e seus integrantes, possíveis soluções para esses problemas, solicitando que a comunidade acadêmica possa fazer uma reflexão sobre o atual modelo de gestão adotado pela universidade.

“Foi uma temeridade afirmar que a Univasf vai fechar em setembro”, dispararam os professores.

Fechado para comentários

Veja também

Participe do blog enviando a sua notícia 

O Blog Edenevaldo Alves tem uma novidade: agora, os leitores contam com um novo contato de…