Festa em homenagem ao Dia dos Povos de Terreiro é realizada com sucesso em Juazeiro

0

festa

A Orla fluvial de Juazeiro, no final da tarde desta terça-feira, 08, foi palco da festa em homenagem ao Dia dos Povos de Terreiro, um projeto nascido no Fórum do Novembro Negro/2014 da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) e levado à votação na Câmara pelo Vereador Tiano Félix.

Antes de começar a festa, muitos Juazeirenses se posicionaram nos bancos da Orla, enquanto aguardavam o cortejo do Aguadê d’Oxum e os povos de terreiros. E de longe já se podia avistar as pessoas que pareciam formar um tapete branco, a tocar tambores e cantar canções africanas. A balconista Juciara de Sousa Sena assistia a festa pela primeira vez. “Que coisa mais linda de se ver! Eu vim por convite de uma pessoa conhecida e também por curiosidade. E aí a gente acaba se envolvendo, porque são as nossas raízes, é de onde viemos, do povo negro. Acho muito justo que haja um dia para os povos de terreiro. Todas as religiões têm suas datas comemorativas. Os povos de terreiro são a representação principal de nossas raízes, merecem respeito e esse dia é um dia que promove exatamente isso”, disse Juciara.

Para a Coordenadora de Diversidade da SEDIS, Luana Louise, o momento fortalece a identidade do povo negro, do resgate de sua história, da história da cidade. “Uma festa linda, um momento muito bonito. É a primeira vez em que se comemora o dia dos povos de terreiro, é Juazeiro à frente, avançando nas suas políticas públicas e com a política de promoção à igualdade racial não poderia ser diferente. O Aguadê d’Oxum já acontece há 10 anos e é liderado pelo Babalorixá Erivaldo Rosa, hoje fazendo a junção com outros terreiros em um belo encontro”, afirma.

Dona Maria de Tempo, a líder do Terreiro Bandalecongo disse que a festa esse ano estava mais organizada, mais especial. “Agora estamos comemorando a nossa data e estamos todos felizes, porque podemos comemorar justamente no dia de nossa rainha, que é nossa mãe Oxum. Estão todos muito orgulhosos”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Morador exige construção de nova ponte e solicita limpeza de canal na invasão Nossa Senhora das Grotas; prefeitura responde

Um leitor enviou uma denúncia para a redação do Blog Edenevaldo Alves para reclamar da fal…