Fernando Filho recebe ministros da Bolívia

O ministro Fernando Filho recebeu nesta quarta-feira (15) Luis Alberto Sánchez Fernández, ministro de Hidrocarbonetos, e Rafael Alarcón Orihuela, ministro de Energias, ambos da Bolívia, além de comitiva do país vizinho, na abertura da III Reunião do Comitê Técnico Binacional. Após a reunião, na qual as autoridades bolivianas apresentaram um panorama sobre o setor de energia do país, técnicos do Ministério de Minas e Energia e suas contrapartes bolivianas participaram de reuniões dos grupos técnicos temáticos de Eletricidade e Gás Natural.

Na abertura do encontro, Fernando Coelho Filho afirmou que é interesse do Brasil avançar na pauta bilateral, para que seja dado mais um passo na almejada integração energética entre o Brasil e a Bolívia. Ao final da cerimônia de abertura, os ministros assinaram o Segundo Termo Aditivo ao Memorando de Entendimento existente entre os países, com o objetivo de formalizar a entrada do novo Ministério de Energias da Bolívia no Comitê Bilateral, após mudanças na estrutura da pasta na Bolívia.

“Sob o comando dos Presidentes Michel Temer e Evo Morales, seguimos construindo novas bases para o Brasil e a Bolívia, sob as premissas da transparência, da competitividade, da racionalidade e da segurança jurídica. Nosso objetivo comum, como países vizinhos e irmãos, é o crescimento econômico com justiça, bem-estar social e respeito à natureza”, afirmou Fernando Coelho.

O secretario-executivo do MME, Paulo Pedrosa, deu as boas-vindas aos bolivianos e destacou a importância da relação que o MME mantém com os ministerios de Hidrocarbonetos e de Energia da Bolívia, em um momento da recuperação da economia brasileira. “O início de 2017 é um marco em nosso trabalho. É muito bom trabalhar com a Bolívia, um parceiro que nos desafia a buscar resultados. Nossa relação com a Bolívia vai se dar de forma alinhada com o desenvolvimento do nosso setor elétrico. Estamos motivados e o momento de fato é esse, para começarmos a coleta de resultados”, afirmou.

A próxima reunião do Comitê Técnico Bilateral debe ocorrer na Bolívia.

Fechado para comentários

Veja também

Simão Durando lança ação para levar médicos especialistas às comunidades rurais de Petrolina

Mais um avanço na saúde pública de Petrolina. Após lançar a ‘Farmácia da Família no …