Fenômeno segue agindo no Sertão de Pernambuco e Apac renova alerta de chuvas fortes

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, no fim da noite dessa terça-feira (3), o alerta meteorológico que indica chuvas fortes no Sertão e Agreste do Estado. O aviso é válido até o fim desta quarta-feira (4).

As chuvas são intensas nas duas regiões desde a segunda-feira (2). Naquele dia, só em Sanharó, no Agreste, foram registrados 288,8 milímetros de precipitação em apenas 24 horas, o valor esperado para metade de um ano de acordo com a média histórica.

Segundo a Apac, as chuvas intensas são provocadas pela influência do sistema Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A previsão do tempo indica, portanto, a permanência do sistema principalmente no Sertão. Não há previsão de chuvas para Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata.

O monitoramento de chuvas em tempo real da Apac indica que, até 7h40 desta quarta, choveu 68,62 milímetros na cidade de Capoeiras, no Agreste – o maior índice do Estado. Logo atrás aparecem Caetés, no Agreste, com 35,16 mm, e Orocó, no Sertão, com 28,40 mm.

Em caso de emergências, os moradores devem seguir as orientações da Defesa Civil de seus respectivos municípios.

Fechado para comentários

Veja também

Municípios pernambucanos criticam reoneração da folha de pagamento das prefeituras

O 7° Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) teve início ontem com um …