Fenômeno raro da ‘Lua Azul’ acontece nesta sexta para fechar o mês de julho

lua

Para fechar o mês de julho, na noite desta sexta-feira (31) a segunda lua cheia do mês aparecerá. Este fenômeno relativamente raro, que acontece de três em três anos, é chamado de Lua Azul e ocorreu pela última vez em agosto de 2012.

O nome do fenômeno, no entanto, engana. Apesar do termo, não pense que irá ver uma lua azulada no céu esta noite. Será uma lua cheia  comum. A nomenclatura do fenômeno foi feita por um astrônomo amador em 1946, quando este afirmou em uma revista popular de astronomia dos EUA que dava-se o nome de lua azul à segunda lua cheia do mês. Segundo especialistas, a lua realmente ficou azulada em algumas poucas ocasiões, por conta de poeira e cinzas na atmosfera provocadas por grandes erupções vulcânicas ou incêndios florestais .

A explicação do acontecimento é matemática. Em média, o mês na Terra dura 30,5 dias, a Lua, todavia, leva aproximadamente 29,5 dias para girar em torno do planeta. Sendo assim, as fases da Lua não acontecem sempre no mesmo dia, possibilitanto a Lua Azul. Quem perder a lua nesta sexta só poderá presenciar o fenômeno em 2018.

Alguns norte-americanos e britânicos utilizam a expressão “once in a blue moon” (uma vez a cada Lua Azul) para se referir a acontecimentos raros. até às 5h deste sábado, (1), é possível observar o fenômeno. (JC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De Petrolina (PE) para o mundo: Vera de Maria Maga participa do The Voice da Rede Globo e emociona jurados com sua história de vida

Mostrando o seu talento de Petrolina para o mundo, Vera de Maria Maga como é conhecida, se…