Federais paralisam na próxima quarta contra corte de verbas

0

Professores e servidores da UFPE e UFRPE decidiram em assembleias realizadas nessa quinta-feira (9) aderir à Greve Nacional da Educação, programada para acontecer na próxima quarta-feira (15) em todo o Brasil. A paralisação é contra algumas medidas anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, na última terça-feira (7). Entre elas, os cortes de 30% no orçamento das universidades e das bolsas pela Capes para a pós-graduação. Ao todo, o bloqueio soma em todo o País cerca de R$ 2,2 bilhões.

Os profissionais alegam que tais medidas acarretam graves prejuízos ao ensino e ao papel fundamental desempenhado pelas universidades federais no desenvolvimento econômico e social. Além disso, a categoria também protesta contra o projeto da reforma da Previdência apresentado pelo Governo Federal.

Os servidores da UFRPE definiram ontem que, na quarta-feira, a partir das 15h, participarão de ato em frente ao Ginásio Pernambucano, na rua da Aurora, Centro do Recife. No mesmo dia, às 8h, haverá uma mobilização na praça da Fonte Luminosa, em frente ao Colégio 15 de Novembro, em Garanhuns, no Agreste do Estado. “O bloqueio nas verbas das universidades e institutos federais atinge principalmente as áreas de custeio, como segurança, limpeza, pagamento de água e energia elétrica, entre outros serviços essenciais. A Greve Nacional da Educação será uma preparação para a greve geral dos trabalhadores, marcada para 14 de junho”, diz comunicado postado nas redes sociais do Sintufepe-UFRPE.

Na quarta-feira, reitores das Universidades Públicas de Pernambuco divulgaram que o corte de 30% no orçamento afetará atividades de ensino, pesquisa e extensão, e que, se mantida, a medida impossibilitará o pagamento de despesas de manutenção básica, como água, luz, segurança, compra de equipamentos e até mesmo na paralisação das instituições.

A Univasf também fará ato em defesa da instituição na próxima quarta-feira e os detalhes serão devulgados daqui a pouco em matéria que será postada pelo Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Estado pretende abrir diálogo para discutir volta da torcida em Pernambuco

Em coletiva de imprensa do Governo do Estado, nesta quarta (23), o secretário de Desenvolv…