FASJ afirma que é fake news informação de que seis alunos foram identificados com coronavírus; Confira a nota –

Em meio à crescente histeria coletiva ensejada nas últimas semanas, em especial pela aparição dos primeiros casos do Covid-19 – também conhecido como Coronavírus – no território nacional, aflorou-se de forma igualmente crescente a disseminação de NOTÍCIAS FALSAS (fake news), alarmismo desmotivado e disseminação de inverdades.

Não se está a dizer nesta nota que o vírus não exista, tampouco que não represente riscos à determinados grupos e faixas etárias. Evidente que os cuidados propostos pelo Ministério da Saúde e OMS, no trato das questões diárias, devem ser observados para minimizar os riscos de contágio.

Todavia, autopromover-se com a disseminação imprudente de informações inverídicas em nada contribui para a melhora da situação. Em verdade, apenas agrava o quadro de pânico coletivo, na maioria das vezes desarrazoado, que sobrepaira a população.

Com isso em mente, a Sociedade Educacional do Vale do São Francisco (Faculdade FASJ) vem a público rechaçar recente “fake news” disseminada na data de hoje, 13/03/2020, nas redes sociais e grupos de aplicativos de comunicação.

Na falsa mensagem, desprovida de qualquer fonte crível, depreende-se que 9 (nove) casos de infecção do novo coronavírus haviam sido confirmados na cidade de Juazeiro/BA, sendo que 6 (seis) deles seriam de alunos da FASJ.

Todavia, o falso alarmismo não prospera. Toda e qualquer portal de respeito, cujas fontes são confiáveis, além das informações prestadas pelo próprio Ministério da Saúde.

Ademais, ambos já se encontram em quarentena domiciliar, não apresentando quaisquer dos sintomas mais graves da doença. Não há qualquer notícia de outros infectados, muito menos de alunos pertencentes aos quadros da Faculdade FASJ.

Atenta, outrossim, e como sobredito, aos cuidados necessários para evitar a propagação e disseminação do vírus, recomendamos prudência e cautela. Segundo prescreve a OMS, devem ser evitadas aglomerações, promovendo o indivíduo à lavagem das mãos frequentemente. Deve também ser mantida a distância de pessoas que apresentem os sintomas comuns, sendo certo que o uso de máscaras somente é recomendado para os próprios infectados, bem como nos casos em que há contato direto entre pessoa saudável e o infectado.

Ressaltamos, por fim, que uma vez adotadas as medidas, e preocupando-se a FASJ com a saúde e bem estar de toda a sua comunidade acadêmica, por hora, as atividades educacionais e o cronograma de ensino seguem seu curso normal. Eventuais alterações e suspensões, a depender de novas recomendações dos órgãos competentes, serão comunicadas via nota oficial, assim como quadros suspeitos de alunos, colaboradores e professores, nos termos exigidos pelo Ministério da Saúde, para fins de monitoramento.

Agradecendo pela atenção e esperando contar com a colaboração de todos, a Direção se coloca à disposição para eventuais dúvidas ou esclarecimentos.

Jair Miranda Junior
Diretor Geral
Faculdade São Francisco de Juazeiro- FASJ

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …