Famílias de Sobradinho são capacitadas para receber cisternas

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Famílias de comunidades rurais do município de Sobradinho já estão sendo capacitadas, através de cursos de gerenciamento de água, para receber cisternas implantadas pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), por meio do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. Cerca de 80 famílias já participaram de cursos, onde recebem orientações sobre o funcionamento das cisternas e como devem agir para manter a qualidade da água.

Em Sobradinho, através de articulação do prefeito, Luiz Vicente Berti e do articulador político do Constesf, Victor Berti, serão entregues cerca de 360 tecnologias sociais de armazenamento de água de chuva. Os beneficiados receberão cisternas para consumo humano, com capacidade para 16 mil litros; cisternas para produção agrícola, com capacidade para 52 mil litros e barreiros trincheira para utilização agrícola e pecuária, com capacidade de armazenar 500 mil litros de água.

Dona Maria Lúcia Ferreira, da comunidade do Tatauí III, uma das beneficiadas com a cisterna de consumo humano, mora numa casa com mais cinco pessoas que sobrevivem da agricultura familiar. Atualmente a agricultora armazena água em uma caixa d’agua de mil litros para o consumo básico de sua família. Para encher a caixa, Dona Maria Lúcia precisava buscar no Lago de Sobradinho. Com a baixa vazão do Lago, a agricultora precisa agora ir até a sede do município para pegar água e levar até sua propriedade.

Dona Maria Lúcia participou do curso, onde foi orientada a cuidar do benefício que irá mudar a vida da sua família. “Eu aprendi muito sobre economizar água. A situação do Rio São Francisco não está fácil e temos que ter consciência disso. Aprendi como cuidar das cisternas, lavar, proteger de sujeiras e como retirar água da melhor forma”, explicou.

Em janeiro, quando as cisternas construídas em Sobradinho forem entregues, Dona Maria Lúcia poderá armazenar 16 mil litros de água, garantindo uma melhor qualidade de vida para sua família. De acordo com o prefeito de Sobradinho e presidente do Constesf, Luiz Vicente Berti, o Projeto Cisternas já atendeu os municípios de Curaçá, Remanso e Casa Nova, e irá instalar tecnologias de armazenamento de água de chuva em todo o Território do São Francisco, beneficiando cerca de 3660 famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mulher de 34 anos é assassinada em Sobradinho (BA)

Uma mulher foi morta a facadas na madrugada desta terça-feira (12), no povoado de Corrente…