Famílias de estudantes são orientadas sobre a importância em manter a frequência escolar em Petrolina (PE)

A Prefeitura de Petrolina tem desenvolvido ações estratégicas para dirimir problemas como evasão escolar e abandono na rede municipal. O rígido controle da frequência escolar, busca ativa e a intensificação da aprendizagem são alguns dos trabalhos realizados de forma permanente pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Para fomentar a permanência dos alunos na escola, acolhê-los e fortalecer esse vínculo, a gestão municipal deu início a uma série de encontros com pais e responsáveis pelos discentes, para apresentar o funcionamento das unidades de ensino, as atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo e a importância do cuidado com a frequência escolar, que é um forte instrumento de combate à evasão e realização de sonhos.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), o primeiro encontro aconteceu na Escola João Rodrigues de Macedo, localizada em Cristália, e que atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Educação falou sobre o acompanhamento e registro da frequência para evitar advertência, bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício. Desde 2021, as crianças de 4 e 5 anos da rede pública precisam cumprir um mínimo de 60% de frequência escolar. Já para o público de 6 a 17 anos, o percentual mínimo exigido é de 75%.

A gestão destaca o quanto é fundamental que as crianças e jovens estejam matriculados e frequentando regularmente as aulas, pois é um fator importante para o sucesso educacional e assegura a permanência dos alunos. Fortalecer esse vínculo entre família e escola é essencial para gerar frutos positivos no programa Busca Ativa. Os estudantes precisam ter a escola como um ponto de acolhimento.

Fechado para comentários

Veja também

Simão Durando anuncia projeto de pavimentação em 16 bairros de Petrolina (PE); veja se o seu está na lista

O prefeito Simão Durando anunciou nessa terça-feira, (23) durante participação no Programa…