Faculdade de Petrolina participa de projeto para requalificação do Proupe

proupe

Representantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) reuniram-se recentemente com a Comissão de Requalificação para finalizar as alterações da nova redação da lei que regulamenta o Programa Universidade Para Todos em Pernambuco (PROUPE).

O projeto foi entregue para avaliação à Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lúcia Melo, e será encaminhado até o Governo do Estado, para tramitação na Assembléia Legislativa de Pernambuco. O projeto ainda pode passar por ajustes finais, inclusive sobre a questão orçamentária.

A Comissão de Requalificação já realizou seis reuniões para a elaboração do documento e é composta por integrantes da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (Assiespe), dentre eles estudantes, alunos e servidores.

Além dos representantes diretos na Comissão de Requalificação, o presidente da Assiespe, professor Rinaldo Remígio e outros presidentes de autarquias também apoiaram o processo de requalificação. A professora Regina Célia Lopes representante da ASSIESPE no Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), a secretária Lúcia Melo, os deputados Eduíno Brito, membro das Comissões de Educação e Cultura e de Ciência Tecnologia e Odacy Amorim também estiveram presentes na reunião.

Propostas

Para a nova lei, a Comissão levou em consideração as necessidades dos alunos e considerou que, do montante geral das bolsas, 70% será destinado a cursos de licenciaturas e 30% para os cursos de bacharelados, sendo concedidos dois tipos de bolsas: de 100% e 50%.

Das possibilidades de ingresso no programa, a nota do Exame Nacional do ensino Médio (Enem) deverá servir de critério para concorrer à bolsa. As avaliações do programa deverão acontecer a cada dois anos pelo CEE-PE e COMAV.

Editais de novas bolsas anuais devem ser publicados, com possibilidade já para 2017.1, sem causar perda no atual montante de bolsas de cada autarquia.

Fechado para comentários

Veja também

Transforma Petrolina fortalece rede de solidariedade no município e em cidades circunvizinhas

O programa de voluntariado Transforma Petrolina tem fortalecido, ao longo de quase cinco a…