Exposição sobre os 190 anos da PM/BA dá inicio à programação da semana de aniversário de Juazeiro

pm

A programação da semana de aniversário de Juazeiro teve inicio com a Exposição fotográfica que conta a história dos 190 anos de fundação da Polícia Militar da Bahia. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (13), na Praça Barão do Rio Branco, ao lado do Paço Municipal, e contou as presenças do Prefeito Isaac Carvalho, do Comandante do Policiamento Regional Norte, Coronel Carlos Alberto Neves, do deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), de secretários municipais, de vereadores e demais autoridades civis e militares.

Após a execução do Hino da Polícia Militar pela Banda do 3º BPMJ, o coordenador da Exposição, Capitão Raimundo Marins, falou sobre a importância da história da PM para a sociedade baiana e brasileira. “Essa celebração é a oportunidade de apresentarmos à população de Juazeiro a história, a memória e a tradição desta nossa corporação que há quase dois séculos luta para salvaguardar a vida dos cidadãos e manter a ordem pública”.

A Exposição faz uma viagem fotográfica através dos principais eventos que marcam a história da Polícia Militar da Bahia, fundada em 17 de fevereiro de 1825 por decreto do Imperador Dom Pedro I e que teve como primeiro comandante o Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca. Inicialmente a corporação contava apenas com 238 homens, entre oficiais e praças, e atualmente conta com aproximadamente 30 mil.

“A história da PM está entrelaçada também com alguns importantes capítulos da história do Brasil, como quando foi convocada para atuar na Guerra do Paraguai, em 1865. Além disso, na Bahia temos relevantes serviços prestados à sociedade mediante atuação no dia a dia das comunidades e na garantia da segurança nos principais eventos do Estado, como o carnaval e as festas de largo. E em nome do nosso Comandante-Geral, o Coronel Anselmo Brandão, ressaltamos a honra de participar com nossa exposição dos festejos de aniversário da cidade”, disse o Comandante Regional Norte, Coronel Carlos Alberto Neves.

O prefeito Isaac agradeceu a participação da PM e falou sobre a parceria que a Prefeitura mantém com a corporação. “Além da ronda-escola, que tem ajudado a manter a segurança dos nossos alunos, também vamos disponibilizar as quadras poliesportivas cobertas das unidades de ensino para a realização de treinamentos e lazer dos policiais. Ainda fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade, logo mais teremos a inauguração de outra creche, desta vez no João Paulo II, mostrando a importância que a educação tem para a nossa gestão por ser a base do desenvolvimento de todo município”, lembrou o gestor.

Dando continuidade à programação dos 137 anos de Juazeiro, nesta terça-feira (14), às 08 horas da manhã acontecerá apresentação de percussão e canto coral com os alunos do programa “Mais Educação” na Praça da Misericórdia; às 16 horas, inauguração de sistema de abastecimento de água em quatro comunidades de Itamotinga, e às 20 horas, no Centro de Cultura João Gilberto, a abertura do Festival Internacional da Sanfona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): São João dos Bairros promete forró e muita animação no Dom José Rodrigues, Brisa da Serra e outras comunidades neste fim de semana

A programação do São João dos Bairros de Juazeiro continua a todo vapor e, neste final de …