Exclusivo: Em visita a Petrolina, deputado apresenta dados sobre comunidades indígenas em Pernambuco e  se posiciona contra projeto do Marco Temporal: “política de ódio e divisão”

O deputado Federal Túlio Gadêlha  (PDT-PE), está em Petrolina (PE) nesta sexta-feira (27), e cumpre agenda na cidade. Durante entrevista ao Blog Edenevaldo Alves   o parlamentar se  posicionou de forma contrária ao Marco Temporal para terras indígenas que será julgado pelo STF,   e afirmou  que este é um projeto do Governo Bolsonaro.

“Hoje Pernambuco tem 12 etnias divididas em 18 municípios e  em 21 territórios. Essas 12 etnias, boa parte delas existe  situação de conflito que não está sendo resolvida pelo poder público. A gente vê uma política de ódio e  divisão”, disse.

O deputado destaca que o projeto  é uma grande ameaça  à demarcação dos novos territórios, e também de comprometimento daqueles territórios que  já estão demarcados.  “Nós  estamos combatendo isso”, sinalizou.

Tulio também disse que além de de mapear esses territórios durante giro por Pernambuco, também  foram entregues dossiês aos Caciques dos povos e a Fundação Nacional do Índio – FUNAI. O documente apresenta a situação  atual  das comunidades indígenas no estado, como elas se  fixaram nas regiões e quais os principais conflitos enfrentados. O parlamentar destaca que também foi solicitado providências ao Governo Federal.

“Há um risco que esse Marco Temporal passe de fato. É tudo que esse governo quer, acabar com a terra indígena para explorar essa terra economicamente. Esse é um projeto do governo Bolsonaro”, afirmou.

Mais de 10 etnias de Pernambuco foram  pra Brasília para acompanhar o julgamento que estava previsto para acontecer na quinta-feira (26), mas foi suspenso para a próxima quarta-feira (1º).

1 Comentário

  1. FireWall

    28 de agosto de 2021 em 10:23

    Ninguém nunca fez nada pelos índios, ai agora porque são oposição de um governo A ou B estão dando uma de bonzinhos.
    Vá entender!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Covid-19: Paciente diagnosticado com variante delta morre em Senhor do Bonfim (BA); outros 10 casos são detectados

Um homem de 45 anos, que foi diagnosticado com a variante delta da Covid-19, morreu em dec…