Exclusivo: Confira o número de leitos de UTI em hospitais da rede SUS e privados de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA)

A Organização Mundial de Saúde  preconiza  um número mínimo de 1 a 3 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para cada 10 mil habitantes. A falta dessa estrutura hospitalar é um problema para  o paciente que apresenta o quadro clínico ‘grave’ da Covid-19.

A cidade de Petrolina (PE), contabiliza um total de 99 leitos de UTI. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), entre próprios e contratualizados são 51  vagas distribuídas nos hospitais Memorial Petrolina, Dom Malan, Hospital Dom Tomas e Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Os outros  48 leitos estão na rede não-SUS. De acordo com a prefeitura de Petrolina (PE),  8 leitos do HU são exclusivos para demandas da Covid-19.

Em Juazeiro (BA),  existem 43 leitos de UTI, sendo que 31 são da rede SUS e 12 da rede não SUS distribuídos no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e Hospital Promatre.

Conforme informações fornecidas pela Secretaria de Saúde da Bahia e colhidas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, desses 43 leitos, 10 são destinados para demandas da Covid-19 no HRJ.

 

(Informações: SES-PE/Prefeitura de Petrolina/ Prefeitura de Juazeiro/ Secretaria de Saúde da Bahia | foto: HU)

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina vence o Sergipe no jogo deste sábado 

O Petrolina venceu a partida contra o Sergipe (1 a 0) neste sábado (18), no estádio Batist…