Estudantes de Escola Municipal de Petrolina (PE) escrevem livro e desenvolvem habilidades de leitura e escrita

Por acreditar no potencial criativo dos estudantes, a Escola Municipal Professora Eliete Araú Souza, no bairro Vila Mocó, desenvolveu o projeto de leitura e escrita de textos literários intitulado ‘Livrar-se’. Idealizado pelos professores da Unidade de Ensino, João Trapiá e Raíssa Rosa, o projeto contemplou os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, que puderam ter contato com livros populares e de maior complexidade literária. Contos, poemas, crônicas e romances fizeram parte dos gêneros trabalhados.

A pluralidade de textos foi fundamental para que a literatura fosse vista em suas diversas formas. Além disso, tendo sempre em mente a escrita de textos como uma habilidade a ser desenvolvida, os estudantes puderam fazer reflexões acerca da construção de personagens, enredos, narrativas, descrição de espaços e de como tudo isso pode se apresentar como uma expressão literária. Da execução do projeto, que durou cinco meses com oficinas virtuais de leitura e escrita, nasceu o livro “O Despertar dos Contos”. O material foi escrito por 14 estudantes participantes da ação.

“Trabalhar leitura e escrita não é fácil, mas é necessário, pois são habilidades que precisam ser desenvolvidas. Todos nós temos vivências e histórias para contar, pois é uma das características humana. Por isso, este livro nasce como uma prova de que escola pública é sinônimo de qualidade. Ter esta obra assim, tão linda, tão bem escrita pelos estudantes, é uma forma de dizer sim à Educação, à docência, à literatura e à esperança de que a escola pública vire espaço de compartilhamentos e recompartilhamentos de conhecimentos”, destacou o professor João Trapiá.

Para uma das autoras do livro, a estudante Mariana Júlia, de 14 anos, a experiência foi muito significativa. “O projeto foi importante para o meu aprendizado. Li e aprendi bastante. Comecei a me interessar mais pela leitura e desenvolvi a minha escrita. Estou muito feliz por ter contribuído com o livro”, contou. Com direito a noite de autógrafos, o lançamento dos exemplares acontecerá no dia 4 de novembro, das 17h30 às 19h30, e contará com a presença de pais, alunos e membros da equipe escolar da unidade. O livro já está disponível para pré-venda no Instagram @editoravecchio e Whatssap da editora Vecchio, (87) 9 9962-0757. (ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco registra 450 novos casos e seis mortes por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (8), s…