Estudantes da região são premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015)

0

olimpiada

A 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015) irá premiar 257 estudantes da Região PE02, da qual fazem parte 25 municípios, entre os quais Petrolina, Lagoa Grande, Ouricuri, Araripina, Terra Nova e Salgueiro. Entre os vencedores, três são medalhistas de ouro, cinco são de prata e 19, de bronze. Destes, nove são estudantes do projeto de extensão “Descobrindo Talentos em Matemática”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

No total, 27 alunos da região receberão medalhas e 230 receberão certificado de menção honrosa. Além dos estudantes, quatro escolas, quatro professores da região e a Secretaria de Educação do Município de Terra Nova serão premiados nesta edição da Olimpíada. A lista completa com os vencedores está disponível no site da Obmep 2015. Os medalhistas de ouro e outros vencedores ainda irão receber bolsas de iniciação científica do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC), para realizar estudos durante o próximo ano.

A Cerimônia Nacional de Premiação irá ocorrer em 2016 com data ainda a ser divulgada pela Obmep. Na ocasião, os medalhistas de ouro irão receber suas premiações pela presidente da República, no evento que é realizado no Rio de Janeiro (RJ). Também ocorrerá uma premiação regional, na Copa de Resolução de Problemas entre Escolas, promovida pela Univasf, no próximo ano, para os demais vencedores.

Participaram da 11ª OBMEP aproximadamente 18 milhões de estudantes de todo o País. A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Descobrindo Talentos em Matemática – O projeto, criado em março de 2012, visa incentivar o estudo de Matemática e preparar os estudantes para a Obmep, oferecendo aulas gratuitas para alunos de escolas públicas. As aulas são realizadas na Univasf, Campus Petrolina Sede, aos sábados, das 8h30 às 11h30, no bloco de salas de aula. As inscrições deverão recomeçar em março de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Julio Lossio Filho descarta possibilidade de ser articulador da oposição na Câmara e afirma que esse papel é dos vereadores eleitos

Questionado se seria o articulador da oposição na Câmara Plínio Amorim, em Petrolina (PE),…