Estatística cruel: 70% dos pacientes internados com Covid-19 em UTI’s de Salvador (BA) morreram

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) apontam que, entre os dias 1º e 20 de maio, 70% dos pacientes com Covid-19 internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade morreram. Ao todo, das 170 pessoas hospitalizadas em unidades intensivas no período, 119 perderam a vida para o coronavírus.

Nesse mesmo período, apenas 51 pacientes receberam alta das UTIs, um percentual de 30%. Isso significa que, a cada 10 pessoas internadas, apenas três sobreviveram, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

A suspeita é de que as novas variantes do vírus estão aceleramento a gravidade dos casos e causando, a morte dos pacientes internados mais rapidamente. Com isso, o tempo de internamento, inclusive, estaria diminuindo na capital baiana.

O tempo médio de internamento em leitos de UTI para Covid-19 caiu para quase metade, em 2021. Em 2020, os pacientes passavam entre 14 a 30 dias internados em uma UTI. Agora, a média de internação é de 10 a 15 dias, porque os pacientes estão morrendo mais rápido.

Os médicos se mostram preocupados e reforçam parta que as pessoas sigam as medidas de prevenção contra a doença. Eles contam que, além de lidar com a agressividade da doença, estão exaustos com a jornada de trabalho.

Fechado para comentários

Veja também

Prefeito Simão Durando acompanha mais de mil alunos de escolas públicas em torneio internacional de beach tennis em Petrolina (PE)

Além de projetar Petrolina no cenário internacional dos esportes, a parceria da prefeitura…