Escola do Ceará vence prêmio de melhor do mundo e ganha 50 mil dólares

A Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, localizada na cidade de Carnaubal, a 346 km de Fortaleza, venceu o prêmio “Melhores Escolas do Mundo”. A escola ganhou 50 mil dólares, aproximadamente R$ 250 mil.

Unidade de ensino cearense venceu na categoria “Apoiando vidas saudáveis”, com o projeto “Adote um Estudante”, ação voltada à saúde mental dos alunos. O prêmio foi criado pela T4 Education, apoiado pela Fundação Lemann, Accenture e American Express.

Ação iniciou durante o retorno ao modelo de aula presencial, após a pandemia de Covid-19. Os professores e diretores de turma observaram, em sala de aula, que muitos jovens enfrentavam problemas de saúde mental como ansiedade, depressão, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e de socialização.

Para reverter o cenário, o professor de educação física Guilherme Barroso, que também atua como diretor de turma na instituição, sugeriu a criação de um projeto que trabalhasse com o apoio de psicólogos voluntários, de diversas partes do Brasil.

Pela ação, os profissionais oferecem atendimentos via Google Meet, possibilitando aos alunos receber assistência psicológica de forma individual. Além dessa vertente, o projeto também oferta atividades de esporte e oficinas de teatro, dança, pintura e crochê.

Premiação

O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann para compartilhar boas práticas que transformem a vida dos estudantes e façam diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Nesta edição, 108 países participaram do prêmio.

Criado em 2022, a competição abrange cinco categorias (ação ambiental; inovação; superação de adversidades; colaboração comunitária e apoiando vidas saudáveis).

Fechado para comentários

Veja também

Duas carretas com 20 toneladas de carga sem nota fiscal são retidas pela PRF em Garanhuns

Duas carretas que transportavam cerca de 20 toneladas de confecção sem a documentação fisc…