Equoterapia melhora o desenvolvimento de crianças com deficiência em Juazeiro (BA)

As crianças com deficiência que realizam terapia com cavalos têm mostrado que a prática melhora o desenvolvimento psicomotor e proporciona o bem-estar para os usuários dessas terapias. Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Sesau), é parceira do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (Cevasf) e Polícia Militar, e juntos disponibilizam a terapia com cavalos para crianças e adolescentes com deficiência, parte delas já acompanhada pelo Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O Caio, de 13 anos, tem paralisia cerebral. Ele faz equoterapia há apenas 3 meses e o contato com o cavalo e até outros animais possibilitou um estímulo bem além do já realizado em quatro paredes do consultório. “Caio vai pegando equilíbrio, porque o animal vai fazendo o movimento e ele precisa desse equilíbrio. Está indo bem. Está dando certo”, destacou o pai de Caio, José Carlos. A mãe, dona Zélia Maria dos Santos, também notou a diferença. “Apesar do pouco tempo, percebo que ele caia muito, mas agora ele fica mais firme”, disse a mãe.

A Prefeitura de Juazeiro disponibiliza uma equipe multiprofissional para a equoterapia como assistentes sociais, duas fisioterapeutas e psicóloga. A porta de entrada dos pacientes que realizam a equoterapia é o Cerpris, que atende várias demandas, como pacientes neurológicos, crianças com paralisia cerebral, adultos com traumatismo craniano, AVC, síndromes e atrasos no desenvolvimento global.

Fechado para comentários

Veja também

Coluna Literária do Domingo

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para cor…