Enem tem questão sobre música ‘Admirável Gado Novo’ de Zé Ramalho e gera repercussão nas redes sociais

A prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) traz dores de cabeça para os candidatos todos os anos. Mas também há quem se divirta com os conteúdos da prova. O primeiro dia do exame, realizado neste domingo (21), ficou mais uma vez entre os assuntos mais comentados pelos internautas – até os que não fizeram a prova. Uma das questões que mais causou repercussão menciona trecho de “Admirável Gado Novo”, música de Zé Ramalho.

“Vocês que fazem parte dessa massa / Que passa dos projetos do futuro / É duro tanto ter que caminhar / E dar muito mais do que receber / Êh, oô, vida de gado / Povo marcado êh / Povo feliz”. O trecho da melodia foi abordado em uma questão da prova de Ciências Humanas acompanhado da pergunta “Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?”.

As alternativas eram: militância política; passividade social; altruísmo religioso; autocontrole moral e inconformismo eleitoral.

Não demorou para que os internautas associassem a canção aos apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro. A oposição apelidou os seguidores fiéis de Bolsonaro de “gado”. Alguns usuários de redes sociais como o Twitter resgataram a fala do chefe do Executivo sobre a prova começar a “ter a cara do governo”. (Foto: Reprodução). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco registra 450 novos casos e seis mortes por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (8), s…