Empreender e gerir um pequeno negócio são temas de oficina na Facape

0
0

oficina facape

Empreender, inovar e desenvolver potenciais negócios foram os principais assuntos de uma oficina realizada na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento reuniu empresários, professores, microempreendedores, estudantes e pessoas que desejam empreender.

A iniciativa contou com o apoio do Sebrae, da Agência Municipal do Empreendedor (AGE) e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Ao todo, foram dois momentos: ‘Mentalidade empreendedora’, com Alex Mazalti, e ‘SEI crescer’, com Ricardo Cantarelli. A ideia foi despertar no público o espírito empreendedor e orientar aqueles que estão iniciando seus pequenos negócios.

Para Alex Mazalti, antes de iniciar qualquer empreendimento é necessário abrir a mente para novas possibilidades. Em sua oficina, ele abordou estratégias que envolvem esse processo, desde o despertar até a concretização de um negócio. Segundo ele, persistência, iniciativa e a busca constante por qualificação são fatores determinantes. Quando questionado sobre a crise, Mazalti foi incisivo ao afirmar que é nesse momento que podem surgir grandes oportunidades. “É na crise que você apresenta as melhores cartas do baralho”, ressaltou.

Para Cátia Freitas, gestora da Incubadora de Empresas do Vale do São Francisco (Invasf) e do Núcleo do Empreendedor da Facape, a oficina também foi uma oportunidade de sensibilizar e envolver estudantes da região acerca do tema empreendedorismo. “É um tema novo, mas vem despertando bastante interesse do público jovem estudante ou recém-graduado”, disse.

Financiamento

Na oportunidade, a diretora de empreendimento da AGE, Tatiane Calazans, apresentou a proposta da agência para quem pretende abrir um negócio. A AGE conta com um capital disponível para empréstimo a pequenos empreendedores, que varia entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, com uma taxa de juros de apenas 1%.