Em Salgueiro, Audiência Pública destaca importância da interligação entre as bacias dos rios Tocantins e São Francisco

0

Autoridades públicas de Salgueiro e região participaram, nesta sexta-feira (22), de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores sobre o projeto de lei (PL 6.569/13), de interligação das bacias dos rios Tocantins e São Francisco. Elaborado pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), o PL foi aprovado esta semana com unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado. O intento já conta com R$ 600 milhões garantidos no orçamento da União.

A mesa foi formada pelo autor do texto, Gonzaga Patriota; pelo presidente da casa legislativa de Salgueiro, Auremar Carvalho; o vice-prefeito de Salgueiro, Dr Chico Sampaio; os padres Erasmo e José Nilton; o ex-vereador Alvinho Patriota e alguns vereadores de Cedro, Serrita e Verdejante. Na bancada estiveram presentes os vereadores Hercílio Carvalho, Augusto Matias, Flávio Barros, José Carlos, Ednaldo Barros, Veronaldo, Pedro de Compadre, Eliane Alves, Erivaldo Pereira, George Arraes, Antônio Pires e Paizinha Patriota, autora de proposta de audiência.

“Trouxe a discussão desse projeto para Salgueiro porque tem total apoio da população. Acho que vai enriquecer não só Pernambuco, mas também o Ceará e a Paraíba. Por isso a gente tem que unir todas as forças políticas do Sertão Central, do Sertão do Moxotó, do Sertão do São Francisco e de todos os estados envolvidos nessa luta”, disse.

Representando a igreja, Padre José Nilton destacou que não basta apenas transpor as águas, é preciso cuidar da natureza para que os rios possam continuar vivos. “Não é só trazer a água, é preciso promover essa água. É fazer com que essa água seja preservada, com que essa água exista. Não é só abrir valas sertão afora ou sertão adentro, se trata primeiro de cuidar. Então a igreja tem chamado a atenção de toda a sociedade em relação a isso nas campanhas da Fraternidade dos últimos anos”, lembrou.

Para Gonzaga Patriota, não se trata apenas de mais uma das 12 leis que ele já assinou em seus nove mandatos como deputado. “Não estou pensando em aprovar mais um projeto, eu quero proporcionar isso para o nosso povo. Tenho fé que nos próximos 40 dias o Senado irá aprovar a proposta, vamos conquistar os recursos e fazer essa obra, que será nossa salvação. Vamos orar, dar as mãos e pedir a Deus que abra a cabeça das autoridades, pois pelo que temos visto, não há alternativas para o Velho Chico. Sabemos que o Tocantins está com poucas chuvas, mas mesmo assim ele ainda tem dez vezes mais volume que o nosso rio São Francisco”, destacou o parlamentar.

Além do vice-prefeito, a Prefeitura de Salgueiro está representada pelo secretário de Obras Públicas, Maurílio Sampaio, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Juliano Barros, o diretor de Meio Ambiente, Mac Banai, e o Coordenador da Juventude, Orlando Parente. Também se faz presente a ex-vereadora Fátima Carvalho e vários agricultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Eleições 2020: Envio de propaganda eleitoral por WhatsApp terá restrições e casos podem gerar multa

A regulação de campanha eleitoral na internet também permite o envio de propagandas por ap…