Em Petrolina, Deputada Creuza Pereira vai à Codevasf e a Univasf para assegurar ações para Salgueiro (PE)

Foto: Divulgação

Para entregar reivindicações e acompanhar emendas parlamentares voltadas para Salgueiro e região, especificamente nas áreas da agricultura, abastecimento e educação de nível superior, a deputada federal e ex-prefeita de Salgueiro por três gestões Creuza Pereira(PSB), cumpriu nesta quinta (26) uma extensa agenda de compromisso e reuniões no município de Petrolina. Na parte da manhã, a deputada socialista esteve na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), onde foi recebida pelo superintendência do órgão Aurivalter Cordeiro.

Na pauta, ela tratou da questão da seca que vem trazendo grandes prejuízos a pequenos produtores de toda região, diante a longa estiagem que se arrasta por três anos. Na ocasião, a socialista entregou ao superintendente um documento com mapeamento de áreas mais atingidas e fez solicitação em caráter emergencial para a construção de 26 ações incluindo barragens, açudes e perfuração de poços em comunidades rurais de Salgueiro, Parnamirim e Terra Nova. Ela também para verificar outras emendas parlamentares conjuntas e saber sobre seu andamento.

Foto: Divulgação

À tarde a deputada se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco(Univasf), Julianeli Tolentino, para acompanhar o andamento das emendas, voltadas para a instalação dos novos cursos no Sertão, previstos para Salgueiro e região. O reitor ressaltou, em seu gabinete, a importância da presença e participação direta da parlamentar foi uma educadora e prefeita focada em projetos e avanços educacionais no Sertão – para debater as discussões já antecipadas e mobilizar a comunidade acadêmica no sentido de atrair novos investimentos no campo do ensino superior.

Julianelli lembrou também na reunião de dois encontros passados com o ex-prefeito Marcones Libório de Sá(PSB) que viajou a Petrolina para entregar solicitações já com mapeamentos sobre a realidade local para instalação de um campus avançado em Salgueiro. O reitor aproveitou para esclarecer também detalhes sobre a recente reunião de Representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Ministério da Educação (MEC) durante visita técnica ao município de Salgueiro (PE) com objetivo de conhecer sua infra-estrutura física e verificar um ponto que possa acomodar um novo campus da instituição.

A visita atraiu a presença de prefeitos da região e integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central (Cindesc). De acordo com Julianeli Tolentino já existem informações sobre a análise do perfil da cidade de Salgueiro e da região e sugestões de cursos de graduação a serem implantados. No entanto, comentou que há dois cursos em discussão que são Engenharia de Produção e Ciência da Computação. Representantes do MEC asseguraram ao reitor que serão cumpridas todas as condições para execução do projeto, inclusive dotação orçamentária específica, com recursos para custeio e capital para o novo campus.

Com isso, ele destacou que a criação de um novo campus da Univasf só poderá se concretizar após a submissão de uma proposta formal do MEC ao Conselho Universitário (Conuni), a quem compete “exercer a jurisdição superior da Univasf, em matéria de política universitária, administrativa, financeira, estudantil e de planejamento, e pronunciar-se sobre consultas no âmbito de sua competência”. Cabe ao Conuni, composto por 64 conselheiros, discutir e votar sobre a implantação de um novo campus.

A deputada Creuza Pereira avaliou a reunião como positiva, uma vez que o reitor destacou a importância da presença de lideranças políticas nas discussões sobre as instâncias e ações que devem ser articuladas.

“Nós entendemos há anos que Salgueiro, assim como Petrolina, tem essa tendência de se tornar um pólo de educação atraindo todos os níveis principalmente ensino técnico, graduação e pós-graduação. Há pelos menos dez anos a gente vem batalhando por essas conquistas de forma consecutiva, buscando a atenção do Estado o Governo Federal, tanto que já avançamos com a chegada do IF Sertão e Upe, agora nossa luta e pela presença da Univasf em Salgueiro como sede para atender toda uma região”, completou.

Fechado para comentários

Veja também

Primeiro paciente a receber rim de porco em transplante morre dois meses após cirurgia nos EUA

O primeiro ser humano a receber um rim de porco geneticamente modificado morreu neste sába…