Em nota, Secretaria Estadual de Saúde esclarece que equipamentos do  hospital de campanha desativado em Petrolina serão cedidos ao município

Após matéria intitulada “Petrolina (PE): Após desativar Hospital de Campanha, Governo de Pernambuco recolhe equipamentos que estavam armazenados e parados em escola”, a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde  enviou nota sobre o caso.
De acordo com  a informação da pasta,  parte dos aparatos que estavam parados  na Escola Centro Social Pio XI, desde novembro de 2020, será encaminhado para unidades municipais, garantindo a assistência aos pacientes com Covid-19.
“A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) irá ceder equipamentos remanescentes do Hospital de Campanha de Petrolina para a prefeitura do município com o objetivo de reforçar a assistência aos pacientes com a Covid-19. A cessão foi autorizada após solicitação da gestão municipal ao Governo de Pernambuco.

Desmobilizado no final de 2020 por causa das baixas taxas de ocupação na unidade naquele período, boa parte da infraestrutura do serviço já havia sido remanejada dentro da rede de saúde, possibilitando, inclusive, a abertura de novos leitos na região, como na Unidade de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina e no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, também no Sertão do Estado.

Agora, o material remanescente, como monitores cardíacos, bombas de infusão, incentivadores respiratórios e eletrocardiógrafos, será absorvido na rede municipal de assistência aos usuários suspeitos e confirmados para o novo coronavírus com quadros mais leves. “O Governo de Pernambuco tem atuado para ampliar a assistência aos pacientes com a Covid-19 no Sertão pernambucano diante da aceleração da doença. Agora, o aparato usado no Hospital de Campanha de Petrolina, garantirá a assistência daqueles que mais precisam nas unidades de saúde municipais. Vamos continuar trabalhando, com base nos critérios técnicos, para enfrentar a pandemia em todas as regiões do Estado”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Desde o final de dezembro de 2020, o Governo de Pernambuco abriu 237 leitos dedicados aos pacientes com a Covid-19 no Sertão do Estado, sendo 173 de UTI. Apenas na região do São Francisco, foram 48 novos leitos de UTI – quase 10 vezes a capacidade instalada de terapia intensiva no Hospital de Campanha estadual. Ao todo, a Região conta, hoje, com 92 leitos, sendo 62 de UTI – o dobro da oferta de terapia intensiva do ano passado”.

(Imagem – Wenderson Batista)

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…