Em dois dias, 15 animais são castrados durante ação em feira livre de Petrolina (PE)

Durante o fim de semana, a equipe de veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve com o Castramóvel na feira livre da Areia Branca. A ação teve como objetivo castrar os animais de pequeno porte, em especial os cães, que transitam pelo entorno do local. Em dois dias, 15 animais foram castrados e levados para recuperação pós-cirúrgica na sede do CCZ, onde devem permanecer por até 10 dias.

Dentro do projeto instalado pela Prefeitura de Petrolina, a unidade móvel de castração deve atuar em bairros com casos confirmados de leishmaniose humana, os animais de rua são resgatados, testados para a doença e logo em seguida são castrados. Após recuperação eles ficam à disposição para adoção, caso não sejam adotados retornam para o bairro de origem.

De acordo com o Coordenador do CCZ, Kahel Neves, o controle populacional e mapeamento das áreas diagnosticadas com a doença é fundamental para conservar a saúde pública. “Estamos desde julho trabalhando com ações voltadas para detecção da leishmaniose em animais de rua e instituições que possuem animais que atêm contato com ser humano. Através deste mapeamento é possível identificar possíveis doenças, em especial as transmissíveis ao humano, e assim podermos realizar a prevenção”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Trindade (PE): Após denúncia, polícia encontra plantio de maconha camuflado em matagal

Após denúncia anônima, uma guarnição da Polícia Militar (7°BPM), de Ouricuri (PE), se desl…