“Em briga de marido e mulher, a gente salva a mulher”

Por que os homens culpam as mulheres pelas ações danosas que praticam contra elas?

A todo momento vemos notícias na imprensa onde o companheiro, oprime, expõe, ameaça, humilha, bate, estupra, mata a mulher e em sua defesa diz que a mulher foi a culpada pela situação, essa narrativa ganha força de verdade.

Vivemos ainda em uma sociedade cuja cultura patriarcal e machista remete as mulheres a um lugar secundário, o da submissão. Sabemos que nesse contexto não é fácil identificar e sair do ciclo da violência doméstica. Não é fácil denunciar o companheiro sobretudo quando a pessoa é uma figura pública, rica e famosa. O risco de exposição e julgamento aumenta.
Imagens chocantes revelaram a violência sofrida por Pamella Holanda em seu lar, na presença de terceiros, que sequer tomaram a iniciativa de afastar o agressor da vítima e na frente de uma criança.

O agressor, DJ Ivis, NÃO teve prisão decretada, culpou Pamella por suas atitudes violentas e aumentou seus seguidores nas redes sociais.

É INACREDITÁVEL o momento que vivemos, em que a violência passa a atrair as pessoas, não para a sua superação, mas para a justificação como se esta fosse possível.

Apesar de termos dispositivos legais como a lei Maria da Penha (que precisamos fortalecer todos os dias) é urgente construir uma nova cultura, livre do patriarcado que colabore para um pensamento social de igualdade, humanização e respeito. A culpa nunca é da vítima! (UBM de Petrolina (PE).

 

Fechado para comentários

Veja também

Três influenciadoras digitais são presas por divulgar uso de ‘vapes’ com óleo de maconha

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal iniciaram n…