Em Bodocó, mais de 10 mil pessoas ainda não realizaram biometria, afirma TRE-PE

0

Nesta sexta-feira (06), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu a audiência pública da biometria no Fórum de Bodocó (80ª Zona Eleitoral). Compondo a mesa, estavam presentes o procurador do município, Jusselmo Saraiva Bezerra; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Mikael da Silva Félix; o juiz da 80º ZE, Diógenes Lemos Calheiros; o prefeito de Bodocó, Túlio Alves Alcântara e, representando o TRE-PE, o desembargador eleitoral substituto, dr. José Raimundo dos Santos Costa. Ao final da cerimônia, dr. José Raimundo entregou ao prefeito da cidade o título de eleitor biometrizado.

A cidade possui 37. 317 habitantes e eleitorado do município é composto por 26 584 mil pessoas. Já compareceram para o recadastramento biométrico 60,30% dos eleitores. Porém, ainda faltam mais de 10 mil pessoas comparecerem aos postos para a revisão do título eleitoral.

De acordo com o presidente da Comissão de Biometria do TRE-PE, Eduardo Lucas, que também estava presente na audiência, a biometria é de extrema importância, principalmente para o eleitor. “Com o processo de cadastramento biométrico, fica impossível haver fraudes nas eleições relacionadas a identidade do eleitor. Isso traz mais segurança e lisura para os pleitos eleitorais em todos os municípios do estado”.

A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita. Quem não fizer o recadastramento poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.

A Caravana da Biometria é uma ação do Grupo de Trabalho da Biometria (GTIB) com apoio da Ascom, ambos do TRE-PE. As cidades deste ciclo são: Barra de Guabiraba, Belém de São Francisco, Bodocó, Buenos Aires, Cabo de Santo Agostinho, Calçado, Calumbi, Camaragibe, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Exu, Flores, Frei Miguelinho, Gameleira, Granito, Itacuruba, Lagoa do Carro, Machados, Mirandiba, Pombos, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, São Lourenço da Mata, Surubim, Tracunhaém, Triunfo, Tuparetama, Verdejante, Vertente do Lério, Xexéu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Covid-19: ocupação de leitos na rede privada cai para 57% em agosto, segundo boletim Nacional

A taxa mensal de ocupação de leitos para covid-19 em hospitais de 52 operadoras privadas d…