Eleições 2016: Geraldo Julio aparece com 50,9% das intenções de voto e João Paulo com 33,6% diz pesquisa

candidatos-recife

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) candidato à reeleição lidera o primeiro levantamento no segundo turno do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e com o Portal Leia Já. O socialista aparece com 50,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado. O ex-prefeito João Paulo (PT) está com 33,6%.

O percentual de entrevistados que declaram que vão votar branco ou nulo é de 11,9% e 3,7% não sabem ou não responderam.

Para o cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a primeira rodada mostra um favoritismo de Geraldo Julio devido ao curto tempo de campanha até a votação, no dia 30 e à aprovação da gestão do socialista. “João Paulo não conseguiu adentrar no eleitorado de Geraldo Julio”, analisa Oliveira.

Além disso, o cientista político afirma que as intenções de votos brancos e nulos não é alta, já que no primeiro turno chegou a essa média apenas na última semana de campanha. “Os votos estão consolidados”, explica.

Geraldo Julio está com maior intenção de voto na maioria das faixas etárias, dos níveis de escolaridade e de renda. João Paulo lidera, porém, entre os entrevistados que cursaram até a 3ª série do ensino fundamental (49% contra 38% do socialista) e entre a 4ª e a 7ª série (o petista tem 47% e o prefeito 36%). Além disso, os dois empatam tecnicamente no grupo que tem renda até um salário mínimo, em que o petista tem 42% e Geraldo tem 41%.

Daniel Coelho ainda aparece

O resultado da pesquisa IPMN/JC espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados previamente aos candidatos, não foi muito diferente em relação à estimulada: Geraldo Julio ficou com 49,5% das intenções de voto e João Paulo com 32,5%.

Derrotado no primeiro turno, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) ainda apareceu com 0,1% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

Dos entrevistados, 12,5% afirmaram que vão votar branco ou nulo no segundo turno e 5,4% não sabem em quem vão votar ou não responderam.

Votos válidos

Quando são considerados apenas as intenções de votos válidos, sem contar os brancos e nulos, Geraldo Julio aparece com 60,2% e João Paulo com 39,8%. Esses percentuais são gerados a partir dos números da pesquisa estimulada.

No primeiro turno, Geraldo Julio ficou com 49,34% dos votos válidos, o que equivale a 430.997. João Paulo teve 23,76%, ou seja, 207.529. Houve 41.967 votos brancos e 77.261 nulos.

O IPMN entrevistou 816 eleitores do Recife nos dias 13 e 14 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-00768/2016. (Blog de Jamildo)

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina vence o Sergipe no jogo deste sábado 

O Petrolina venceu a partida contra o Sergipe (1 a 0) neste sábado (18), no estádio Batist…