Eleições 2016: “Eu quero ser prefeito para tirar Santa Maria da Boa Vista do atraso”, frisa George Duarte

george-duarte

Militando na vida pública desde 1996, o candidato a prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PSDB), acumula experiências como secretário de governo e vereador, onde já chegou a ser presidente da Câmara Municipal em um dos seus três mandatos. Em entrevista ao blog, George que integra junto com seu vice, o administrador e vereador de cinco mandatos, Anselmo Gomes, a coligação “Boa Vista tem jeito”, formada pelos partidos PSDB, PSB, PP, DEM, SD, PSOL, PV e PSC, contou sobre sua carreira política, criticou a saúde e a educação do município e apresentou suas propostas de governo.

“Ao logo desses anos me preparei na vida pública, por isso quero ser prefeito para tirar Santa Maria da Boa Vista do atraso, pra voltar a dar brilho nos olhos das pessoas e ter esperança no povo da nossa terra. Quero ser um prefeito que estará no dia-a-dia com a comunidade acompanhando os problemas, meus secretários vão ter que trabalhar, andar na cidade e no interior pra conhecer a necessidade da população.” ressaltou Duarte.

Aproveitando a oportunidade ele relatou orgulhoso sua integridade política, pois diante de tantos casos de corrupção, o candidato fez questão de frisas a aprovação das suas contas públicas. “Sou um dos poucos políticos que tem as contas aprovadas, sou ficha limpa! não tenho meu nome envolvido em nenhum ato ilícito, nem envolvido com coisas erradas, primo pelo recurso público que é dinheiro do povo e tem ser investido de fato nele.” comentou.

George criticou a educação e afirmou que a cidade ocupa o terceiro pior índice de educação do Estado de Pernambuco através da avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e em seguida, pontuou uma série de propostas para mudar a realidade educacional do município. “Queremos reestruturar o setor da educação começando na parte física, valorizando os professores, garantir uma merenda de qualidade aos alunos, assegurar material didático gratuito por parte do município que hoje não acontece, chegam a cobrar até fardamento. Melhorar o setor de educação do campo voltada para agricultura e área rural onde está o nosso povo, ampliar as salas de recursos multifuncionais onde os alunos especiais possa ter atendimento adequado, reativar o Departamento de apoio psicopedagógico onde atende na sede e no Projeto Fulgêncio.”, elencou o candidato.

Além disso, ele reforça também ações para áreas da educação profissionalizante e universitária. “Pretendo ampliar e diversificar os programas de capacitação continuada, incentivar a criação da guarda mirim do meio ambiente, estabelecer uma parceria com a Polícia Militar para um trabalho de cidadania nas escolas, implantar escola de cursos pré-vestibular e Enem para os estudantes carentes, firmar parcerias com o IF-Sertão e a Univasf, melhorar o transporte escolar municipal e o universitário, implementar a casa do estudante em Petrolina, onde há muitos filhos de Santa Maria que estudam nessa região, revisar o Plano de Cargos e Carreiras dos funcionários da educação, instalar sistema de monitoramento para acompanhar as escolas e premiar os docentes e discentes que conseguirem atingir o índice de desenvolvimento escolar, criar novas creches e fortalecer o sistema de avaliação da secretaria de educação e sua utilização como ferramenta de gestão.” reforçou o George.

Sobre segurança, o candidato é categórico ao frisar que tem que existir uma parceria do município com a Polícia Militar e a Polícia Civil, pois apesar da responsabilidade ser do estado, quem sofre são as pessoas da cidade, então, cabe a prefeitura colaborar. “É importante promover a instalação de câmeras de segurança, por que queremos que nessa parceria seja monitorada toda a cidade para que a polícia consiga atuar nos delitos em tempo real, e com as ações já realizadas nas escolas, a população vai exercer melhor sua cidadania e a guarda mirim vai contribuir com a polícia também. Porém, é preciso estabelecer a guarda municipal e o trabalho de trânsito na cidade que hoje é desordenado e causa insegurança na população, cobrar do estado um sistema carcerário para que as pessoas presas não sejam levadas para Petrolina ou Cabrobó como acontece, e esse trabalho seja realizado dentro da nossa cidade.”, enfatiza.

Quanto a saúde, George frisa que é necessário humanizá-la, pois não cuida bem das pessoas. “Posso falar com propriedade de saúde porque senti na pele o que a população de Santa Maria passa, tive câncer e se eu não tivesse condição financeira, eu nem sei se hoje eu estaria mais aqui… Mas agora estou curado. Nossa primeira missão é humanizar a saúde, capacitar os profissionais de saúde para atender bem as pessoas,  pois quando estão doentes elas precisam ser tratadas com carinho e respeito. Vamos reestruturar todo aparato de saúde da cidade, oferecer transporte gratuito para que os pacientes possa ir até a Unidade de Atenção Especializadas (UPAE) em outros municípios fazer seus tratamentos, consultas e exames, além de abrir uma casa de apoio para saúde em Petrolina para pacientes e familiares terem acomodações, melhorar a casa de apoio de Recife e colocar o Programa Saúde da Família em funcionamento pleno com médicos e dentistas inclusive no interior.”, assegura.

Ao finalizar a entrevista, o candidato pontua que quer promover outras ações em Santa Maria para que cidade valorize sua cultura através de calendário de atividade, traga o desenvolvimento, geração de emprego e renda, auto-estima dos jovens e promete buscar parcerias nos órgãos estaduais e federais, inclusive para a retirada da “tão sonhada usina de energia solar do papel.”, encerrou Duarte.

Fechado para comentários

Veja também

Santuário da Serra da Santa recebe mutirão de limpeza em Petrolina (PE) para visita de fiéis na Sexta-Feira da Paixão

O Santuário de Serra da Santa, localizado a cerca de 25 km de distância do centro urbano d…