‘É errôneo afirmar que os problemas respiratórios neste período são provocados pela fuligem’, afirma coordenadora de Meio Ambiente da Agrovale 

1

A fuligem derivada da queima de cana-de-açúcar em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) é um assunto pautado tanto na comunidade  em geral quanto em pesquisas e estudos no meio acadêmico. Uma recente campanha intitulada “Pelo Fim da Fuligem em nossa cidade. Nossa saúde é prioridade”  do Programa Viva Bem na Petrolina FM, acendeu ainda mais a discussão sobre o tema e tem mobilizado a população do Vale do São Francisco a exigir respostas sobre a problemática.

Neste sentido a coordenadora do departamento de Meio Ambiente da Agrovale, Thais Tavares, explicou durante entrevista ao Programa Edenevaldo Alves na Petrolina FM que os embasamentos científicos apresentados por especialistas que estudam o tema, afirma  que a fuligem não causa danos à saúde. Ela salientou ainda que não existe até o dado momento  estudos  científicos conclusivos que confirme o problema.

” É errôneo afirmar que os casos de incidência neste período, aqui na região,  é devido a fuligem. O que se tem hoje na literatura, discussão entre  os principais especialistas que estudam o tema, é que a fuligem não causa danos à saúde, principalmente sobre em casos  respiratórios. Entretanto, é importante dizer que, hoje não se tem nenhum trabalho científico que comprove/ conclua  a influência efetiva da fuligem sobre a incidência de doenças cardiorrespiratórias”, pontuou.

O advogado da Agrovale, Shael Caires, que também participou da entrevista,  salientou que  empresa busca  produzir um estudo  pautado  nos fatores climáticos da região semiárida e assim, constituir um embasamento científico local. “A Agrovale tem chamado para fazer parceria, tanto a Univasf, quanto a Universidade Federal de Alagoas, inclusive outros órgãos da sociedade organizada, exatamente para elaborar estudos que nascem aqui, que nasça em Juazeiro e Petrolina, que consiga observar todas as peculiaridades”, assegurou.

1 Comentário

  1. tiara nery lima souza

    11 de novembro de 2019 em 23:50

    ESSE É O DISCURSO DELES , PEDE PARA VISITAR OS POSTOS DE SÁUDE E MÉDICOS PNEUMOLOGISTAS DA REGIÃO
    ?,ESSES DIAS POR SINAL O MAU CHEIRO DE QUEIMADO E A FUMAÇA ESTÃO SÓ PIORANDO A NOITE E INCOMODANDO BASTANTE , ATÉ QUANDO VAMOS ATURAR ISSO ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Salgueiro FM fará rodadas de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice

A Rádio Salgueiro FM 102,9  realizará  uma rodada de entrevistas com candidatos à prefeito…