Dormentes (PE): Mutirão de combate a dengue leva informação e cuidados a população da sede e do interior

Ao mesmo tempo em que realiza ações de contenção e prevenção ao novo Coronavírus, a Prefeitura de Dormentes (PE)  atua também no combate a um inimigo já conhecido: o Aedes Aegypti. Durante toda essa semana, equipes da Secretaria de Saúde realizam mutirões de porta em porta na sede e também nos distritos de Lagoas, Lagoa de Fora, Caatinga grande e Vila Nova.

Às famílias mais necessitadas receberam além das orientações, telas de proteção para caixa d´água e tonéis. “Combater o transmissor da dengue, zika e chikungunya é um trabalho diário, por isso estamos reforçando nossas ações. Visitando a casa das pessoas, procurando locais que possam servir de criadouro do mosquito e orientando às famílias sobre os cuidados necessários de prevenção”, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Além do trabalho porta a porta, os agentes de endemias realizam diariamente a inspeção de terrenos baldios, tratamento focal nos criadouros de larvas encontrados. “Nossas equipes realizam um trabalho diário de combate ao mosquito, mas precisamos que a população se conscientize que essa é uma missão de todos. Qualquer local, por menor que seja, que tenha água limpa e parada, pode ser criadouro para o mosquito, então é preciso redobrar os cuidados”, alerta a prefeita Josimara Cavalcanti.

TODOS PRECISAM FAZER SUA PARTE

Ações simples como evitar água parada em qualquer lugar, em qualquer época do ano. Manter caixas d´água, tonéis, baldes e barris sempre tampados; Encher os pratinhos das plantas com areia até a borda e trocar a água dos vasos de plantas aquáticas uma vez por semana; Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; Acondicionar pneus em locais cobertos; Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas evitam possíveis criadouros do mosquito.

(Ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: 30 municípios vão receber novas ambulâncias do SAMU; Governo Federal não revelou nomes das cidades

Os investimentos da primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC…