Dormentes (PE): Parceria inédita entre Prefeitura e UFPE oferece mais de 40 oficinas de capacitação em diversas áreas por Edenevaldo Alves Postado em 27 de janeiro de 2020 A Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) traz pela primeira vez para Dormentes o projeto UFPE No Meu Quintal, que oferece 45 oficinas de capacitação, gratuitas, para toda a população. Às inscrições começam nesta segunda-feira (27) e devem ser feitas nas secretarias municipais e na prefeitura. Para fazer a inscrição é muito simples, basta escolher as oficinas desejadas e comparecer a secretaria relacionada ao tema até a próxima sexta-feira (31). Os eixos temáticos das oficinas variam desde arte, cidadania, meio ambiente, política, saúde, esportes e assistência social (Confira lista completa abaixo). Dormentes é a primeira cidade do Sertão de São Francisco a receber o projeto que está em sua 6ª edição. Cada oficina tem em média 4 horas de duração e serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, na sede e nos distritos de Caatinga Grande e Lagoa de Fora. “Vamos ter uma semana inteira de muitos cursos e atividades em todo o município. São oficinas fantásticas, com temas atuais e importantes e que trazem conhecimento para nossa cidade”, comemora a prefeita, Josimara Cavalcanti. O PROJETO Desenvolvido pela Diretoria de Esporte, Lazer e Cultura (Delc) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco, o projeto UFPE No Meu Quintal envolve cerca de 80 estudantes da instituição. O Programa tem o objetivo de oferecer a oportunidade aos discentes da UFPE de agregar novas vivências em educação experiencial por meio de uma imersão na dinâmica social de municípios pernambucanos. CONFIRA OS CURSOS DISPONÍVEIS 1 SUBJETIVIDADES, CIDADANIA E ARTE: OFICINAS CRIATIVAS COM MULHERES NO SERTÃO PERNAMBUCANO 2 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA SALA DE AULA: POR QUE ‘COMBATER’ AS FAKE NEWS E OS DISCURSOS DE ÓDIO NA ATUALIDADE? 3 PESSOA IDOSA: QUAIS OS SEUS DIREITOS? 4 MEDIDAS PREVENTIVAS DE DOENÇAS BUCAIS COM PRÁTICAS COTIDIANAS: UMA PROMOÇÃO A QUALIDADE DE VIDA 5 ILUMINAÇÃO COM GARRAFAS PET: ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA 6 AVALIAÇÃO DOS RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM IDOSOS 7 OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO COM ADOLESCENTES EM CONTEXTO ESCOLAR 8 UM DOCE REMÉDIO: CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÃO CAUSADA POR MEDICAMENTOS EM CRIANÇAS 9 COZINHA SUSTENTÁVEL: ALTERNATIVAS DE ATIVIDADES DOMÉSTICAS ALIADAS AO REAPROVEITAMENTO DOS BENS NATURAIS E À CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 10 O ENSINO DE HISTÓRIA E O TEMPO PRESENTE 11 INTERFACES DO RACISMO: PRIVILÉGIOS? NÃO TEMOS 12 APLICAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: AURICULOTERAPIA E MEDITAÇÃO NA MELHORIA DO BEM-ESTAR E DA QUALIDADE DE VIDA 13 AME AMAMENTAR 14 USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ENTRE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL 15 UM DIÁLOGO SOBRE OS DIREITOS DOS JOVENS SEGUNDO O ESTATUTO DA JUVENTUDE E SEUS DESDOBRAMENTOS 16 BEIJO DE LÍNGUAS: RELACIONAR FALANTES DO PORTUGUÊS ORAL COM A LIBRAS, UMA LÍNGUA ESPAÇO-VISUAL 17 CARTILHA SOBRE OS CUIDADOS NA GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO 18 A ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA À VIOLÊNCIA ESCOLAR 19 A UTILIZAÇÃO DO PAPERCRAFT COMO FERRAMENTA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOLOS NA ESCOLA 20 A HUMANIZAÇÃO COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO E ESTRATÉGICO PARA MELHORIA NO ACOLHIMENTO 21 CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES PARA INCENTIVAR ALUNOS DO ENSINO BÁSICO 22 CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: O MUNDO DAS PARASITOSES INTESTINAIS VISTO PELO OLHAR DA DIDÁTICA 23 IDENTIFICAÇÃO DA PUREZA DO AR ATMOSFÉRICO NO MUNICÍPIO DE DORMENTES-PE; UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 24 ESPORTES ADAPTADOS PARA POTENCIAIS FORMADORES E POPULAÇÃO DEFICIENTE DE DORMENTES, PE 25 AÇÃO PEDAGÓGICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 26 SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO: PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO 27 DIÁLOGOS PARA INCLUSÃO: O PAPEL DA ESCOLA PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA COM O INDIVÍDUO NO ESPECTRO AUTISTA 28 INFORMASÍFILIS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO À SÍFILIS 29 PARA ALÉM DAS PALAVRAS: ENTENDENDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ATRAVÉS DA LEITURA VERBO-VISUAL 30 ABORDAGENS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA 31 NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS 32 COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DORES CRÔNICAS NA COLUNA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR 33 PRODUÇÃO DE SABÃO LÍQUIDO ECOLÓGICO A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA: UMA ALTERNATIVA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PENSAMENTO SUSTENTÁVEL 34 OFICINA DE REPLICAGEM DE FÓSSEIS 35 PRODUÇÃO DE TINTURA E REPELENTE NATURAL NO COMBATE ÀS ARBOVIROSES NA COMUNIDADE DE DORMENTES, NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – PE 36 PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, AUTOCUIDADO E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL 37 A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO: APROPRIAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO LOCAL 38 POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 39 SAÚDE DO HOMEM: UM OLHAR VOLTADO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO E PRÓSTATA NA CIDADE DE DORMENTES 40 TERAPIA NÃO FARMACOLÓGICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS NO SERTÃO PERNAMBUCANO 41 REFORMA DA PREVIDÊNCIA BRASILEIRA: EM QUE ME AFETA? 42 EDUCAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA COMO PRÁTICA DE PREVENÇÃO E ORIENTAÇÕES SOBRE O AUTO-EXAME 43 O USO DE MAPAS TÁTEIS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA 44 FERRAMENTAS DE ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES ENGANOSAS ONLINE PARA A POPULAÇÃO DE DORMENTES (PE) 45 FAMÍLIA/ESCOLA – ESCOLA/FAMÍLIA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA (ascom)