Dom Fernando Saburido envia carta de renúncia ao papa Francisco

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, completa, nesta sexta-feira (10), 75 anos. Conforme rege o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, os bispos devem renunciar ao chegarem a essa idade.

O religioso preparou uma carta de renúncia que deverá ser enviada ainda nesta sexta ao Papa Francisco, responsável por acolher o pedido e nomear o seu sucessor.

Dom Fernando agora se prepara para deixar a liderança da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), função que ocupa desde agosto de 2009. Ainda não há uma data específica para que ele saia, de fato, do cargo de arcebispo e nem se sabe ainda qual será o seu sucessor.

Em comunicado divulgado pela AOR, dom Fernando apresenta a carta encaminhada ao papa:

“Meus queridos irmãos e irmãs, hoje, dia 10 de junho, eu tenho a alegria de completar os meus 75 anos de vida. E conforme prescreve o Código de Direito Canônico, que está aqui em minhas mãos, no cânon 401, parágrafo primeiro, o bispo que completa esta idade precisa renunciar ao cargo que ele vinha exercendo na diocese. Diante disso, eu devo hoje cumprir aquilo que o Direito Canônico determina. Preparei uma carta que devo encaminhar hoje para o Santo Padre”.

No documento, dom Fernando resume sua vida episcopal e agradece a Deus pela missão, além de pedir bênçãos. “Rendo graças a Deus por ter me conduzido até aqui apesar de minha indignidade. Tenho a minha consciência em paz de que nas três missões confiadas à minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da Igreja”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polícia Civil conclui inquérito do Caso Beatriz; suspeito foi indiciado por homicídio qualificado

O Inquérito Policial do Caso Beatriz Angélica Mota, assassinada no dia 10 de dezembro de 2…